Capes corta mais 2,7 mil bolsas de mestrado e doutorado

Os cortes se aplicam, segundo a instituição, a cursos com conceito nota 3 e valem para novas bolsas que seriam concedidas

  • por em 12 de junho de 2019

(Foto: Freepik.com)

A Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal do Nível Superior  (Capes), órgão vinculado ao Ministério da Educação (MEC), anunciou, na terça-feira (04/06), um novo corte de mais 2,7 mil bolsas de mestrado, doutorado e pós-doutorado em todo o país.

Eles se aplicam, segundo a instituição, a cursos com conceito nota 3 e valem para novas bolsas que seriam concedidas. O congelamento não afeta quem atualmente recebe o benefício. Ao todo, serão cortadas:

  • 2.331 bolsas de mestrado
  • 335 de doutorado
  • 58 de pós-doutorado

Com esse novo corte, a instituição eleva para 6.198 o total de bolsas cortadas ainda para este ano. E esse novo bloqueio irá representar um redução de R$ 4 milhões no setor ainda neste ano. Até 2020, este total deve atingir R$ 35 milhões.

Segundo a Capes, o foco dos cortes são as novas bolsas, e eles serão feitos de forma gradual, respeitando critérios de qualidade e eficiência, além da inserção internacional dos pesquisadores e alunos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
171
Categorias:
Notícias