Saiba tudo sobre o Enade 2019 - Mais Educação

Saiba tudo sobre o Enade 2019

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos superiores do Brasil

  • por em 3 de julho de 2019

(Imagem: divulgação/INEP)

O Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) é uma prova com o objetivo de avaliar a qualidade dos cursos superiores do Brasil. Ela é aplicada a estudantes que estão ingressando e concluindo a graduação. Os cursos avaliados variam a cada ano.

No dia 5 de junho, o edital da avaliação foi publicado no Diário Oficial da União, detalhando as regras e as datas de todas as etapas do exame em 2019. A prova será aplicada em 24 de novembro.

Quais cursos serão avaliados em 2019?

Este ano, serão avaliados os estudantes dos cursos:

  • Bacharelado em ciências agrárias, ciências da saúde e áreas afins;
  • Engenharias e arquitetura e urbanismo;
  • Cursos superiores de tecnologia nas áreas de ambiente e saúde, produção alimentícia, recursos naturais, militar e segurança.

É obrigatório fazer o Enade?

A participação para os alunos selecionados que estão terminando a faculdade é obrigatória. A emissão do histórico escolar e a colação de grau estão condicionadas à realização da prova.

Os ingressantes ficam dispensados de participar do exame, mas precisam ser inscritos.

Eu mesmo devo fazer a inscrição para o Enade?

Não. A inscrição de todos os alunos deve ser feita pelos coordenadores de curso, entre 1º de julho e 11 de agosto.

Mas, atenção: todos os concluintes devem preencher um cadastro de informações e responder ao Questionário do Estudante. Se necessitarem, os estudantes deverão pedir atendimento específico, especializado ou por nome social.

Como é a prova do Enade?

Com duração de quatro horas, o exame tem dez questões de Formação Geral e 30 questões de Componente Específico de cada área de avaliação.

As questões discursivas do componente de Formação Geral avaliam aspectos como clareza, coerência, coesão, estratégias argumentativas, utilização de vocabulário adequado e correção gramatical do texto.

O que é avaliado no componente específico está listado nas portarias de cada área, já publicadas e disponíveis para consulta no portal do Inep.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
391
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments