Inep disponibiliza material de estudo para o Encceja - Mais Educação

Inep disponibiliza material de estudo para o Encceja

O conteúdo é dividido entre ensino fundamental e ensino médio e está disponível no portal do Inep

  • por em 5 de julho de 2019

(Foto: freepik.com)

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) disponibilizou, para download gratuito, diversos materiais de estudo para quem irá fazer o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja). O conteúdo é dividido entre ensino fundamental e ensino médio e está disponível  no portal do Inep.

O material, chamado de Livro do Estudante, foi elaborado pelo próprio Inep, em conjunto com o Ministério da Educação (MEC), e ajuda a compreender melhor o que será cobrado nesse formato de exame.

Material também para professores

O Instituto também elaborou um material de apoio para profissionais que trabalham com a formação de jovens e adultos. O Livro do Professor traz orientações para o trabalho do professor, tanto para o ensino fundamental quanto para o ensino médio.

O material apresenta as bases educacionais do Encceja, os eixos conceituais que estruturam o exame, as áreas de conhecimento contempladas e as matrizes que estruturam a avaliação.

Exame aborda questões do cotidiano

Como o Encceja é um exame direcionado às pessoas que não tiveram a oportunidade de concluir os estudos na idade adequada, a forma de avaliação do conhecimento é diferente.

As questões são elaboradas para se avaliar o conhecimento técnico-científico que faz parte dos currículos escolares por meio de situações-problema do cotidiano. Essa é uma forma de avaliar as competências dessas pessoas a partir do que aprenderam ao longo da vida, nas suas relações profissionais, sociais e culturais.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e do Inep

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
407
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments