Projeto estimula alunos a conhecerem o funcionamento de uma empresa - Mais Educação

Projeto estimula alunos a conhecerem o funcionamento de uma empresa

A feira teve por objetivo estimular os estudantes na prática dos conteúdos vistos durante os cursos técnicos

  • por em 18 de julho de 2019

(Foto: divulgação)

Os professores da Educação Profissional da Escola Estadual Padre Menezes, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), promoveram, no último dia 25/06, uma feira de empreendedorismo que reuniu cerca de 220 alunos dos módulos I e II dos dois cursos oferecidos pela instituição.

Alunos dos cursos técnicos de Administração e Recursos Humanos tiveram a oportunidade de unir teoria e prática e conhecerem mais sobre o funcionamento de uma empresa. A feira teve por objetivo estimular os estudantes na prática dos conteúdos vistos durante os cursos técnicos.

Na ocasião, os professores da Educação Profissional da escola realizaram a culminância do projeto Profissionalizar para Empreender (PPE). Os alunos apresentaram as empresas que criaram de acordo com os processos ensinados durante o primeiro semestre de 2019.

Salões de beleza, restaurantes, empresa de manutenção de condomínio, confeitaria, cerimonial e transportadora estavam entre as muitas iniciativas sugeridas e apresentadas. O professor do curso técnico em Administração, Rafael Devilson, explicou que o cronograma dos cursos técnicos exige que pelo menos 50% do conteúdo seja ensinado por meio de aulas práticas.

Ainda segundo o Rafael, que elaborou o projeto em conjunto com os professores da instituição, Gisele de Jesus e Helder Rocha, os alunos tiveram que fazer tudo de maneira real: “apresentaram fornecedores verdadeiros, capital de giro disponível, concorrência, análise do ponto comercial, folha de pagamento, processo de recrutamento e seleção, entre várias outras atividades que envolvem a criação de um negócio”.

Na avaliação de Rafael, o resultado superou as expectativas. “Esperamos uma coisa e os estudantes foram muito além. Percebemos que muitos que não conseguiam entender o conteúdo na teoria, conseguiram absorver as ideias com a prática. Acredito que isso ajudará muito para o futuro deles”, conclui o professor.

A satisfação com os resultados não tomou conta apenas dos professores envolvidos. Os alunos também gostaram da experiência. Esse foi o caso da aluna do módulo II do curso de Recursos Humanos, Nívea Moreira dos Santos: “Este projeto me trouxe novos conhecimentos e múltiplas experiências que ampliaram a minha visão sobre o mercado de trabalho atual, além de representar exatamente os processos de criação de um negócio”.

Ainda segundo Nívea, foi muito produtivo participar do PPE e trabalhar para apresentar sua empresa MIX Games, que tem o objetivo de oferecer diversão por meio de jogos online, de tabuleiro e brincadeiras antigas.

O Projeto Profissionalizar para Empreender (PPE) terá continuidade no segundo semestre de 2019 e a próxima feira de empreendedorismo está prevista para novembro de 2019.

Com informações da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Educação de Minas Gerais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1032
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments