Como melhorar seu texto para a redação do Enem?

Especialista compartilhou várias dicas de como enfrentar a tão temida Redação no Enem

A professora Carolina Archer (foto) compartilhou com exclusividade algumas dicas (Foto: divulgação)

O segundo semestre está quase começando e o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), principal porta de entrada para as universidades públicas do país, está cada vez mais próximo. Dentre as várias disciplinas cobradas no exame, a Redação é uma das que costuma assustar os candidatos.

Para muitos, colocar ideias fundamentadas no papel em um momento de pressão psicológica é tarefa quase impossível. O medo da folha em branco apavora os estudantes, mas nada que algumas dicas e muito treino não ajudem a superar.

A reportagem do portal Mais Educação ouviu a professora Carolina Archer, que compartilhou várias dicas de como enfrentar a tão temida Redação no Enem. Para a professora, o tempo da prova pode ser desafiador para os alunos. “Por isso é importante treinar o uso do tempo ao longo do ano”, ressalta. É bom lembrar que, por ser feita junto de outras provas extensas, de Humanas e Linguagens, o aluno tende a estar cansado ao escrever e, por isso, cada candidato deve cuidar para organizar a ordem das provas da melhor forma possível.

Outro ponto importante levantado pela professora é o estado emocional do candidato que pode afetar bastante a prova de Redação. “Um aluno ansioso muitas vezes corresponde a um texto desorganizado”, explica Carolina Archer, cofundadora e professora na Athena Educação em Linguagem. Para ela, compreender o tema proposto também pode ser um grande desafio.

Carolina, que já foi monitora em cursinhos e colégios de Belo Horizonte, como o Colégio e Cursinho Pré-Vestibular Bernoulli e o Colégio Magnum Agostiniano, dá algumas diretrizes para que o candidato possa melhorar o seu texto.

Cinco dicas para melhorar o seu texto

  1. Pratique a reescrita dos seus textos! O foco aqui não deve ser em quantidade, mas em qualidade. Reescrever textos corrigidos colabora para que você compreenda melhor os seus erros e não os cometa novamente.
  2. Mantenha-se atualizado ao noticiário, tanto internacional quanto nacional.
  3. Crie o hábito de anotar os repertórios (filmes, documentários, filósofos, etc) por eixos temáticos em um caderno – ficará muito fácil para revisar próximo à prova!
  4. Escreva pelo menos um texto por semana. A prática é essencial para a melhora.
  5. Cuide do seu emocional! Por ser escrita e mais pessoal, a Redação costuma ser a avaliação que mais evidencia o estado do aluno na hora do Enem. Cuide da ansiedade e do estresse. Lembre-se que todo o esforço e dedicação ao longo do ano te ajudarão no dia da prova!

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
5 0
Views:
754
Categorias:
Notícias