INEP abre inscrições para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa - Mais Educação

INEP abre inscrições para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa

As inscrições podem ser feitas em um dos 106 postos credenciados no Brasil e no exterior

  • por em 6 de agosto de 2019

(Foto: freepik.com)

Estrangeiros que quiserem participar do processo seletivo para obter o Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) referente ao segundo semestre de 2019 podem se inscrever entre 5 e 18 de agosto.

As inscrições podem ser feitas em um dos 106 postos credenciados no Brasil e no exterior para aplicação das provas, marcadas para os dias 16 e 18 de outubro.

O edital do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), responsável pela aplicação das provas, foi publicado na quinta-feira, 1º de agosto, no Diário Oficial da União (DOU) e está disponível para consultas.

O exame tem duas partes, uma escrita e outra oral. A parte escrita tem quatro tarefas de produção textual que abrangem mais de um componente ou habilidade de uso da Língua Portuguesa e que exigem do participante registro escrito em Língua Portuguesa, a partir de insumos diversificados (vídeo, áudio e texto escrito). Essa etapa será aplicada a todos os participantes na manhã de 16 de outubro e terá duração de três horas.

Já a parte oral ocorrerá nos dias 16 (vespertino) e 18 de outubro (matutino e vespertino). Ela é uma interação face a face entre o participante e o avaliador-interlocutor, com duração de 20 minutos.

A interação consiste em uma conversa planejada a partir das informações registradas pelo participante na inscrição e em três momentos de conversas sobre textos de variados gêneros que mesclam linguagem verbal e não verbal, denominadas elementos provocadores.

O participante deverá alcançar, no mínimo, o nível intermediário nas duas partes do exame. Só assim ele poderá obter a certificação. Caso o desempenho seja diferente nas duas partes, prevalecerá o menor resultado. De acordo com a pontuação obtida, o candidato será classificado nos seguintes níveis de proficiência: avançado superior, avançado, intermediário superior e intermediário.

Durante a inscrição, o candidato deverá selecionar o país e o local onde pretende realizar as provas, de acordo com o limite de vagas disponibilizadas por cada posto.

No anexo do edital é possível encontrar a relação de todos os postos que realizarão o exame e o respectivo número de vagas. Na página do Celpe-Bras, no portal do Inep, estão os contatos de todos os postos. Caso o posto aplicador atinja o limite de vagas disponibilizadas, o sistema bloqueará novas inscrições.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
932
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments