YouTube: aliado na hora de estudar exatas para o Enem - Mais Educação

YouTube: aliado na hora de estudar exatas para o Enem

Especialista indica cinco canais no YouTube para se aprender exatas

(Foto: freepik.com)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 se aproxima e a ansiedade daqueles que têm mais dificuldade com matemática, química e física aumenta. Como estudar tantas fórmulas, teoremas e equações para ir bem na prova? Como fugir da monotonia das salas de aula? São tantas matérias, tópicos e cálculos que o estudo parece não ter fim e o aluno pode ficar perdido em meio a conteúdos mais complexos que podem complicar ainda mais a sua vida na hora da prova.

O portal Mais Educação conversou com a especialista em Ciência da Informação, a pesquisadora Vanessa Murta, que explicou como a internet pode auxiliar nos estudos. “Com tanta informação disponível na internet, os alunos podem encontrar na tecnologia um bom aliado na hora de estudar exatas para um prova tão importante quanto o Enem e conquistar aquela vaga super disputada nas melhoras faculdades do Brasil”, afirma ela, que também é a autora da obra #OpsPassei! Enem 2019.

A especialista Vanessa Murta dá dicas de canais no YouTube para estudar Exatas

Segundo a pesquisadora, muitos professores já perceberam que as novas tecnologias vieram para ficar e, ao contrário do que se pode pensar inicialmente, elas podem ser boas aliadas na hora do estudo. “Os professores estão saindo das tradicionais salas de aula e utilizando a internet com o objetivo de oferecer conteúdo gratuito e de qualidade. As videoaulas têm um dinamismo com o qual os jovens estão mais familiarizados e, além disso, oferecem a praticidade e o conforto do estudo onde quer que o aluno esteja”, explica a pesquisadora.

Para ela, é possível complementar o conteúdo dos livros, estudar de forma mais divertida e descontraída e se sair bem nas provas de exatas. A especialista sugere cinco canais no YouTube para o aluno se preparar para as provas de exatas do Enem 2019. Confira:

1 – Matemática com Ferretto

Com mais de 2 milhões de inscritos em seu canal no YouTube com conteúdo voltado para o Enem e vestibulares, o professor Ferretto é o maior influenciador em matemática do Brasil. São mais de 450 videoaulas nas quais ele expõe os conteúdos de maneira bem dinâmica. Neste canal, o aluno vai poder estudar matemática, desde os seus conceitos mais básicos, como as operações, frações e equações, até os temas mais complexos vistos no ensino superior. Em seu blog, o professor também dá dicas para entender a matemática de forma prática e sem complicação.

2 – Física Fábris

Este é um canal com videoaulas abrangentes criado pelo professor Fábris. Voltado para alunos do ensino médio, vestibulandos ou profissionais já formados, o canal contempla temas variados, de física moderna até temas mais complexos. O aluno pode contar, ainda, com sessões ao vivo nas quais o professor responde dúvidas em tempo real.

3 – Física Total

Há 22 anos, o professor Ivys tem ensinado física voltada para a prova do Enem de maneira simples na edição e apresentação dos tópicos. O canal conta também com demonstração e explicação de experiências e integra a plataforma YouTube EDU. Atualmente, é o canal de Física com o maior número de inscritos do Brasil.

4 – Professor Jubilut 

O professor Jubilut tem mais de 1,3 milhão de seguidores e se destaca pelas videoaulas descontraídas de física, química e biologia. A metodologia de ensino foi desenvolvida pelo próprio professor, que tem 17 anos de experiência. Seu canal é voltado para a preparação do Enem e vestibulares.

5 – Química do Sucesso

Criado pelo professor Carlos André, o canal é voltado para o ensino de Química e se diferencia por separar os temas por playlists, o que facilita na sua localização. Produzidos de forma leve e descontraída, os vídeos proporcionam um engajamento rápido e dinâmico e são indicados para quem tem dificuldade de se concentrar ou está com pressa para estudar as disciplinas. Além dos vídeos, o professor Carlos André faz lives e tira dúvidas de perguntas feitas ao vivo.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 1
Views:
1603
Categorias:
Notícias

All Comments

Subscribe
Notify of
guest
1 Comentário
Oldest
Newest Most Voted
Inline Feedbacks
View all comments
Gilney

A foto mostra um absurdo. Para estudar com mais conforto, com maior produtividade e com mais espaço o equipamento mais recomendado seria um PC (computador de mesa ou de torre) e não um laptop, que foi criado apenas para casos da necessidade da mobilidade. Coloque um estudante estudando por 6 horas sentado numa cadeira confortável, com bom tamanho de tela e de teclado, com boa postura de pescoço, de braços, de tronco e de pernas e uma mesa com espaço suficiente para anotações em papel e depois acompanhe outro estudante ficando 6 horas como o da foto. Não sei a razão de acharem que computador só existe em forma de notebook. Será influencia da industria ou da imprensa leiga?