UFMG irá receber centro de excelência europeu

Universidade se torna a segunda IES do Brasil a receber da União Europeia um Centro de Excelência Jean Monnet

  • por em 19 de agosto de 2019

(Foto: Lucas Braga/UFMG)

A UFMG acaba de ser aprovada para receber da União Europeia um Centro de Excelência Jean Monnet, que visa fomentar pesquisas, estudos e outras atividades acadêmicas que tenham como tema a União Europeia em seus aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos. A Universidade será a segunda instituição brasileira a alcançar o marco.

O Centro Jean Monnet deve ser instalado na Universidade entre outubro e novembro deste ano. “Trata-se de algo permanente, vitalício. De início, a União Europeia disponibiliza recursos para viabilizar, nos três primeiros anos, a instalação do Centro e o início de suas atividades. Em seguida, ele será mantido com recursos da própria Universidade”, informa a professora Jamile Bergamaschine Mata Diz.

Os centros de excelência Jean Monnet propõem estudos cujo foco seja a União Europeia como organização supranacional e não estudos relativos a cada um dos estados-membros. O trabalho tem como eixo a ideia de desenvolvimento sustentável, em suas distintas concepções: o crescimento econômico, o desenvolvimento social, a proteção ambiental e o bem-estar.

O projeto se divide em quatro seções: uma dedicada a cursos e disciplinas; outra, à realização de eventos, seminários, workshops, mesas-redondas; a terceira, direcionada à publicação de livros, artigos e resultados de pesquisas; e a última destinada à criação de linhas de pesquisa ou à consolidação das linhas já existentes.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
6 1
Views:
969
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments