Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG nesse fim de semana - Mais Educação

Atividades gratuitas no Espaço do Conhecimento UFMG nesse fim de semana

Localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, espaço irá oferecer diversas atividades gratuitas aos visitantes

  • por em 22 de agosto de 2019

(Foto: divulgação/UFMG)

No próximo final de semana, dias 24 e 25 de agosto, o Espaço do Conhecimento UFMG, localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte, irá oferecer diversas atividades aos visitantes. Todas elas são gratuitas.

No sábado, 24 de agosto, o Café Controverso trará uma discussão sobre o futuro da mobilidade urbana, às 10h. Na parte da tarde, às 14h, será a vez das crianças aprenderem através de uma oficina para imaginar a forma de seres extraterrestres. Em seguida, às 16h, acontecerá o lançamento do selo dos Correios da série especial sobre constelações do Zodíaco, dessa vez com foco em Virgem. Às 19h, será hora de iniciar mais uma Observação Noturna, dessa vez acessível em Libras. O dia terminará com uma contação de histórias sobre a Lua, às 19h15.

No domingo, 25 de agosto, será exibido o documentário Mulheres de Expressão, que aborda a desigualdade de gênero na área da Comunicação, às 14h.

A programação do Espaço ainda conta com outras diversas atrações para todas as idades. Oficinas, contações de histórias e percursos pelas exposições prometem agitar o mês de agosto. Para mais informações, acesse o site e confira as redes sociais.

O Espaço do Conhecimento UFMG estimula a construção de um olhar crítico acerca da produção de saberes. Sua programação diversificada inclui exposições, cursos, oficinas e debates.

Café Controverso: perspectivas da mobilidade urbana

Como pensar a mobilidade urbana levando em conta as limitações dos cidadãos e do nosso planeta? Discutir o futuro das possibilidades de deslocamento é a proposta do Café Controverso: Diálogos do Movimento do próximo sábado, às 10h. O evento traz o tema As perspectivas da mobilidade urbana para os próximos anos. Para participar não é necessário realizar inscrição prévia.

Participam da conversa o engenheiro civil e doutor em Geografia pela UFMG Marcelo Cintra e a professora do Departamento de Comunicação Social da UFMG e doutora em Estudos Linguísticos pela Universidade Sônia Pessoa. A discussão vai abordar a sustentabilidade e a inclusão nas sociedades urbanas, que têm as cidades como central do cotidiano. Durante o evento, os palestrantes vão tratar da construção de um sistema eficaz e democrático de mobilidade.

Vida fora da Terra?

A vida na Terra é fruto de condições específicas, como a disponibilidade de água líquida e oxigênio. Outros planetas apresentam características diferentes, o que nos faz pensar em como seriam as formas de vida por lá. Essa é a tarefa das crianças na oficina Vida fora da Terra?, que acontece no sábado, às 14h. Para participar é necessário retirar uma senha na recepção do museu.

Os pequenos vão criar alienígenas capazes de viver em ambientes bem diferentes dos terrestres. Para isso, vão conhecer as principais características de corpos celestes como Urano, Marte e Netuno. Em seguida, será hora de dar asas à imaginação e conceber seres únicos, utilizando papéis coloridos, lápis de cor e tinta. A classificação é livre.

Lançamento de selo dos Correios – Signos de Virgem

As constelações do Zodíaco estão sendo homenageadas em uma série de selos comemorativos dos Correios. Em Belo Horizonte, o lançamento do selo de Virgem acontece no Espaço do Conhecimento UFMG, no próximo sábado, às 16h. O evento contará com uma breve cerimônia, com a presença de convidados e colecionadores. 

Em seguida, haverá uma observação desse conjunto de estrelas, com o auxílio da equipe de astronomia do museu, na Praça da Liberdade. Para participar do lançamento, os visitantes devem retirar uma senha na recepção do Espaço. Neste dia, a programação também conta com sessões no Planetário e Observação Noturna do céu.

Sábado com Libras: Observação Noturna com Libras

O Espaço do Conhecimento UFMG possui um teto retrátil que permite uma visão privilegiada do céu na Praça da Liberdade. Todos os sábados, o museu realiza a Observação Noturna com dois telescópios, apontados para corpos celestes visíveis na noite corrente, como a Lua e planetas. 

Nesta semana, a atividade contará com a presença da atriz e intérprete de Língua Brasileira de Sinais (Libras) Dinalva Andrade. No sábado, às 19h, os visitantes estão convidados para a Observação Noturna com Libras. Os interessados precisam retirar uma senha, na recepção do museu, a partir das 17h30.

Contos da Lua

Muitos séculos antes de pisar na Lua, o ser humano já a admirava. Ao observá-la, civilizações viam bem além de seus contornos e das cores de sua superfície. Os chineses, por exemplo, enxergavam a silhueta de um coelho no nosso satélite natural. Já os alemães, um alfaiate com sua máquina de costura. Os devotos de São Jorge, por sua vez, veem o santo com seu dragão. 

Cada povo interpretou a Lua de maneiras distintas ao longo do tempo, e o Espaço do Conhecimento UFMG vai contar essas histórias no sábado, às 19h15, em uma divertida atividade. Contos da Lua tem classificação livre.

Exibição de documentário: Mulheres de Expressão

São muitas as mulheres trabalhando diariamente em estúdios de rádio e redações de jornal para que o conteúdo chegue até o público. Infelizmente, essas profissionais ainda atuam em espaços majoritariamente masculinos, onde são vítimas de discriminação e assédio. Refletir sobre esse cenário é a proposta do documentário Mulheres de Expressão, que será exibido no Espaço do Conhecimento UFMG no próximo domingo, às 14h.

O filme é produto de um encontro entre mulheres da área da comunicação realizado pela Artigo 19 em parceria com a Rede de Mulheres da Associação Mundial de Rádios Comunitárias (Amarc). O objetivo é contribuir para o combate de estereótipos e preconceitos enfrentados pelas comunicadoras. Após a exibição do curta, os visitantes se reunirão para uma conversa sobre as questões de gênero e o ambiente de trabalho com comunicação.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
3 0
Views:
679
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments