Quais países aceitam a nota do Enem? - Mais Educação

Quais países aceitam a nota do Enem?

Portugal, Inglaterra, França, Irlanda e Canadá são alguns dos países que aceitam o exame para ingresso em um curso de graduação

  • por em 30 de agosto de 2019

(Foto: freepik.com)

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é a porta de entrada para a maior parte das universidades públicas do Brasil e é utilizado como critério de seleção para diversos programas, como o Programa Universidade para Todos (ProUni) e o Fies, programa de financiamento estudantil do governo. O que pouca gente sabe que também é possível usar a nota do exame para ingressar em universidades estrangeiras.

É importante ressaltar que cada universidade estabelece suas próprias regras para aceitar a nota do exame nacional. Além disso, o Enem não muda outras exigências do processo seletivo das universidades, como comprovação de proficiência no idioma, envio de cartas (de recomendação, motivação, etc), entre outros documentos. 

Convênio com Portugal

Portugal é o país que tem universidades credenciadas para selecionar candidatos brasileiros por meio do Enem. Pelo menos 34 instituições aceitam a nota do exame. Isso acontece desde 2014, quando o Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), ligado ao MEC (Ministério da Educação) passou a firmar acordos de cooperação com universidades e institutos portugueses.

Os convênios do MEC com universidades portuguesas, porém, não envolvem transferência de recursos ou financiamento estudantil por parte do governo brasileiro, já que o país europeu cobra taxa dos graduandos para estudar.

Outras países que aceitam o Enem

Outros países, como Inglaterra, França, Irlanda e Canadá, também consideram a nota do Enem para o ingresso em um curso de graduação. 

No Reino Unido, aceitam o exame a Universidade de OxfordKingston e Bristol, mas é importante destacar que estas também podem pedir a realização do vestibular local. Nas instituições britânicas, a nota do Exame Nacional do Ensino Médio é somada a outros tópicos, como fluência em inglês, histórico escolar do candidato no ensino médio e atividades extracurriculares.

Já na França, apesar de algumas universidades francesas aceitarem a nota, o acesso de brasileiros é um pouco mais complexo. Isso porque as instituições costumam exigir que os candidatos tenham sido aprovados antes, no Brasil, em cursos semelhantes aqueles para os quais estão aplicando no país europeu.

Nos Estados Unidos, a New York University recentemente optou por aceitar a nota do Enem para todos os cursos de graduação, em substituição às provas padronizadas tradicionais (SAT ou ACT). Isso acontece porque a universidade recebe candidaturas de estudantes de outros países, que não foram preparados para esses testes padronizados pelas escolas onde estudaram. Por esse motivo, a NYU criou a Test Flex Policy, que permite aceitar exames de outras nacionalidades.

Com informações do site Guia do Estudante

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
7387
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments