Notícias

UFMG abre inscrições para vestibular de habilidades específicas

As inscrições para o Vestibular UFMG 2020 – Habilidades vão até às 17h do dia 13 de dezembro. O concurso funciona como uma segunda etapa na seleção de candidatos aos cursos de artes visuais – bacharelado e licenciatura, cinema de animação e artes digitais, dança, design de moda, música – bacharelado e licenciatura, e teatro. O candidato deve, obrigatoriamente ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), em 2019. 

A inscrição deve ser feita exclusivamente pela internet e deverá ser confirmada na página eletrônica da Comissão Permanente do Vestibular (Copeve) UFMG até três dias úteis após a efetivação do pagamento do boleto bancário, no valor de R$ 205,00. O candidato que tiver obtido isenção de taxa de inscrição também deverá realizar o procedimento.

As provas específicas do Vestibular Habilidades serão realizadas em Belo Horizonte, de 4 a 6 de fevereiro de 2020. As normas do concurso estão publicadas em edital no site da Copeve.

Segunda etapa

As notas obtidas nas provas específicas constituem a segunda etapa do Vestibular Habilidades dos sete cursos que, juntos, oferecem 331 vagas. Desse total, 171 vagas são reservadas e 160 oferecidas na modalidade de ampla concorrência. A soma das quatro notas específicas do Enem é considerada a nota da primeira etapa.

Já a segunda etapa, de caráter classificatório e eliminatório, é composta por provas específicas e da prova de redação do Enem 2019, que é de inteira responsabilidade do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação.

As vagas reservadas são destinadas aos candidatos que cursaram integralmente o ensino médio em escola pública brasileira, divididos em dois grupos principais: um com renda inferior a 1,5 salário-mínimo e outro com renda superior a esse patamar. Esses dois grupos se subdividem em quatro outros grupos, atendendo às condições de deficiência e a critérios étnico-raciais.

Provas

Os horários e locais de realização das provas serão especificados no comprovante definitivo de inscrição, que estará disponível na página da Copeve

a partir de 30 de janeiro.

Os candidatos aos cursos de artes visuais e design de moda fazem a prova de percepção visual. Os interessados no curso de cinema de animação e artes digitais, além da avaliação de percepção visual, terão que fazer uma prova de desenho procedural e raciocínio lógico.

Para o curso de dança, serão aplicadas provas de habilidade corporal de dança e solo de dança. Os candidatos de teatro fazem provas de autuação e audição didática coletiva.

O bacharelado em artes visuais oferece habilitações em artes gráficas, desenho, escultura, gravura e pintura. Já o bacharelado em música oferece habilitações canto, composição, instrumentos de sopro, corda e percussão, regência, música popular e musico terapia.

Os candidatos ao curso de música farão provas específicas de acordo com as modalidades oferecidas. O bacharelado – exceto musicoterapia – terá provas de teoria e percepção musical e prova prática de música. O bacharelado em musicoterapia conta com prova prática de música. A licenciatura terá apenas prova de teoria e percepção musical.

Para o curso de música, o candidato deverá observar, ainda, algumas orientações específicas: se escolher bacharelado, deverá indicar, também, a habilitação que pretende cursar; se escolher bacharelado nas habilitações composição, música popular, musicoterapia ou regência, deverá indicar, também, o instrumento que vai utilizar na prova prática de música.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG
Redação

Posts Recentes

Newton Paiva lança nova pós-graduação EAD com mais de 80 opções de cursos

Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…

2 anos atrás

Colégio Sesc Contagem oferece vagas gratuitas para 2022

Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…

2 anos atrás

Newton Paiva se destaca em competição que avalia ecossistema de inovação das IES

A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…

3 anos atrás

Projeto universitário pioneiro ajuda na reabilitação de pacientes com lesões faciais

Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…

3 anos atrás

Instituto oferece 292 bolsas de estudo para Ensino Médio em escolas de Minas Gerais

Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…

3 anos atrás

Consultoria ambiental abre vaga de estágio para estudantes de Geologia ou Geografia

Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!