Ressaltar o positivo pode tornar as crianças mais independentes e seguras - Mais Educação

Ressaltar o positivo pode tornar as crianças mais independentes e seguras

Confira o artigo da especialista Natália Germano especial para o portal Mais Educação

  • por em 14 de fevereiro de 2020
Natália Germano, especial para o portal Mais Educação
Gerente do setor pedagógico do Kumon

Toda criança tem o desejo de se desenvolver desde o nascimento, e apresenta grande potencial para isso. Responder a esse desejo e fazê-las se desenvolver ao máximo não é algo que apenas faz com que as próprias crianças e os adultos fiquem felizes, mas é também muito importante para a sociedade.

Uma das formas para isso é incentivá-lo e mostrar que tem capacidade para conseguir sozinho. Uma técnica interessante não somente utilizado para o estudo, mas no dia-a-dia, pode ser atuar com metas e objetivos.

A criança fez as tarefas da escola no horário combinado? Diga que ficou orgulhosa por ter realizado dentro do prazo estipulado. Este tipo de atitude ajuda a direcionar o que é esperado e ao mesmo tempo transmite segurança para a criança de que ela é capaz, ao mesmo tempo, faz com que ela vá entendendo os pontos que precisa melhorar, mas que com dedicação, ela consegue.

O principal desafio para aplicar a metodologia desde os primeiros anos de vida da criança é a questão de que o elogio precisa ser concreto além disso, enfatizar os esforços, a dedicação para realizar, incentivar a buscar algo mais.

Confira abaixo algumas dicas para que o reforço positivo e os elogios sejam eficazes.

  1. Foque nas melhorias
    Enfatizar as melhoras vai manter a criança motivada. Aqui é importante sempre reforçar as melhorias em uma atividade ou na postura. Não comparando com outras crianças, ou com os outros filhos, é mostrar a melhoria com ele mesmo. Evite coisas como: “você é o melhor” ou “você é o mais inteligente”.
  2. Enfatize o esforço
    Troque o “Estou orgulhosa por não ter errado nenhum exercício de Português” por “Percebi que você se esforçou muito para ir bem em Português”.
    É bem importante reconhecer o processo que a criança passou para chegar em seu objetivo – não apenas o resultado. Isso vai ajudá-lo a se sentir bem não só pelo que fez, mas o que ele é capaz de fazer de novo. “Ao elogiar o esforço de uma criança, você a ajuda a ser confiante ao encarar novos desafios’, diz Natália, que atualmente é gerente do setor pedagógico do Kumon.
  3. Elogie de forma sutil, mas sincera
    Troque o “Você é um excelente amigo com o Pedro” por “Foi muito bom como ajudou o Pedro a entender melhor aquela tarefa”. As crianças acreditam mais em pequenos elogios do que nos exagerados, eles soam muito mais honestos e sinceros.
  4. Reconheça
    Troque o “Estou muito orgulhosa com o seu boletim” por “Você deveria orgulhar-se do seu boletim”. Também é importante que a criança desenvolva seu próprio senso de realização. Ou seja, incentive a perceber que quando se esforça e se dedica ela consegue, e ajude-a a perceber suas evoluções, isso ajudará a criar autonomia e ajudará a se sentir responsável por seus feitos.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1232
Categorias:
Artigos
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments