Colégio lança site e e-book com ações de ecologia inspiradas em encíclica do Papa

Com o objetivo de reforçar a importância de a comunidade escolar participar na difusão de um novo modelo relativo ao ser humano

  • por em 31 de março de 2021

Site irá divulgar as várias iniciativas de ecologia integral realizadas pela Instituição

Com o objetivo de reforçar a importância de a comunidade escolar participar na difusão de um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza, como é proposto na encíclica 215, escrita pelo Papa Francisco, o colégio mineiro Santo Agostinho, em conjunto com a Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora do Colégio e das obras sociais agostinianas, tem trabalhado para que a formação, na perspectiva da ecologia integral, seja um compromisso.

Para divulgar as várias iniciativas de ecologia integral realizadas pela Instituição, a SIC lançou, na última semana, o site “Ecologia Integral: o futuro do planeta em nossas mãos”: https://ecologiaintegral.santoagostinho.com.br/ .

O e-book com o detalhamento das ações está disponível para download. As ações estão em sintonia com o chamado do Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si´ (Louvado Seja), que faz um apelo à mudança de mentalidade e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.

“Essa consciência pela necessidade de cuidar da terra, nossa casa comum, é algo relativamente recente e a SIC com todas as suas Unidades educativas tem trabalhado intensamente para difundir o cuidado e a responsabilidade com a natureza e com a vida. Convidamos todos a conhecerem esses passos que demos ao longo dessa nossa história recente e também com o convite do Papa Francisco, para que nós consideremos essas atividades como essenciais, como um projeto de evangelização e de educação”, destaca o Frei Luiz Antônio Pinheiro, presidente da SIC.

No site, é possível conhecer as diversas ações realizadas nos últimos anos, como as experiências dos freis agostinianos em São Félix do Araguaia (MT), a criação do Grupo de Trabalho de Envolvimento e Iniciativa Ambiental (GTEIA) e seus desdobramentos, as certificações obtidas pelas Unidades, entre outras iniciativas. Já no e-book, além de saber um pouco mais sobre as ações, também estão disponíveis leituras complementares que visam ampliar os conhecimentos sobre a importância de cuidar da “nossa casa comum”.

“Sabemos que as crianças e jovens que estão nas escolas e que serão os adultos de 2050 não vão comer, vestir, consumir, deslocar, trabalhar e viver como atualmente. Algo precisa mudar, e rápido. Que a leitura desse material sirva de inspiração para quem ainda não se colocou a caminho e para aqueles que já estão na caminhada”, ressalta Aleluia Heringer, líder de Sustentabilidade da SIC e diretora do Colégio Santo Agostinho.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
725
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments