Como a leitura e a escrita, na perspectiva do letramento e da cultura, interferem na concepção das pessoas sobre as questões políticas e econômicas da sociedade atual? Em tempos de forte acirramento ideológico, como se vê hoje no país, essas questões se tornam cada vez mais essenciais para debater os caminhos do Brasil.
Essas são algumas das reflexões que terão espaço no VII Colóquio Internacional sobre Letramento e Cultura Escrita, a ser realizado pela UFMG, nos dias 31 de julho, 1º e 2 de agosto, na Faculdade de Educação (FAE).
Os interessados podem obter mais informações e fazer sua inscrição no site do evento
.De acordo com os organizadores, essa edição do encontro vai focar “a natureza social das práticas de leitura e escrita, em contextos diversos, e propõe analisar as dimensões políticas, econômicas e identitárias dos conceitos de letramento; realizar uma avaliação das contribuições advindas de diferentes campos do conhecimento como história, sociologia, linguística, sociolinguística, antropologia e psicologia; e projetar implicações para o ensino, a pesquisa e o desenvolvimento de políticas públicas educacionais.”
Ainda segundo eles, “a relevância dessa reflexão impõe-se pela necessidade de examinar, no contexto atual, práticas e significados dos letramentos produzidos em grupos sociais diversificados e em espaços institucionais variados”.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…