A UFMG está promovendo, entre os dias 17 e 19 de junho, o Workshop de Contação de História – Formação inicial e continuada de educadores e a aplicabilidade da Lei n° 10.639/03, das 19 às 21 horas, no Espaço Freiriano da Faculdade de Educação, campus Pampulha. As inscrições podem ser feitas pelo Sympla.
O evento faz parte do projeto de extensão Iranti – Ser África, da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas (Fafich) da UFMG, e tem por objetivo promover literaturas e oralidades de origem africana e afro-brasileira ao levar essas histórias às escolas e formar professores na arte da contação.
Segundo a coordenadora técnica do projeto, Magna de Oliveira, compartilhar a cultura e os costumes dos povos negros é importante para desmistificar preconceitos e levar pessoas a questionarem o papel do negro na sociedade. Ao levar essas histórias às escolas a coordenadora percebeu a necessidade da capacitação de professores nessa área. A partir daí o projeto passou a ter outra vertente: a formação pedagógica por meio de workshops.
O Iranti é fundamentado na Lei n° 10.639/03, que tornou obrigatório o ensino da História e Cultura Afro-Brasileira nas escolas de ensino fundamental e médio do Brasil, sobretudo nos âmbitos da Educação Artística e de Literatura e História Brasileiras. A coordenação pedagógica do projeto é da professora da Faculdade de Educação da UFMG, Míria Gomes.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…