Criado para ser avaliação de desempenho dos alunos ao fim do ensino básico, o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) ganhou uma nova dimensão ao ser utilizado como critério de seleção para ingressar em universidades públicas do Brasil, para concorrer a uma bolsa no Programa Universidade para Todos (ProUni) ou para participar do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
O cronograma de 2019 da prova já foi divulgado e ela será realizada nos dias 3 e 10 de novembro – dois domingos consecutivos.
As inscrições se encerraram em 17 de maio. O cartão de confirmação com informações sobre os locais de realização do exame será disponibilizado no mês de outubro.
O Enem é composto por uma redação e 180 questões de múltipla escolha, com cinco alternativas. As perguntas são divididas em diferentes áreas de conhecimento.
O primeiro dia de prova dura cinco horas e meia e tem 45 questões de Ciências Humanas e suas Tecnologias e 45 de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias.
Além disso, neste dia, é necessário elaborar a redação. Ela deve ser de até 30 linhas e o tema, descoberto no momento de abertura da prova, abrange algo relacionado a questões sociais, científicas, culturais ou políticas.
O segundo domingo de prova tem um tempo um pouco menor de duração, são cinco horas. Neste dia, a prova traz 45 questões de Ciências da Natureza e suas Tecnologias e 45 de Matemática e suas Tecnologias.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…