Neste ano, a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica completa 110 anos com 661 escolas espalhadas por 578 municípios do país ofertando educação pública gratuita e de qualidade para milhares de estudantes.
Há mais de um século, quando o trabalho começou, existiam 19 escolas de aprendizes artífices, um marco na educação profissional brasileira. As mudanças históricas, políticas e culturais ocorridas no país e no mundo ao longo desses mais de 100 anos impactaram na configuração das escolas que passaram por diversas e significativas alterações.
A educação profissional de hoje tem vários cursos verticalizados desde o nível básico até a pós-graduação. A rede passa pelo Ensino Fundamental, no caso do Colégio Pedro II, cursos de formação inicial e continuada, cursos técnicos (integrados ou não integrados ao ensino médio), educação de jovens e adultos, cursos superiores de tecnologia, bacharelados, licenciaturas e programas de pós-graduação.
O Ministério da Educação (MEC) tem por objetivo que os cursos estejam sempre alinhados às demandas do mundo do trabalho e aos arranjos produtivos locais. A rede potencializa o desenvolvimento regional e gera empregabilidade para egressos, além de promover a inclusão.
A rede é formada por 38 institutos federais de educação, ciência e tecnologia; dois centros federais de educação tecnológica (Cefet); 22 escolas técnicas vinculadas às universidades federais; e o Colégio Pedro II. Esse grupo de instituições é referência nacional e mundial nas áreas de atuação, em exames de avaliação como o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e no Programa Internacional de Avaliação de Estudantes (Pisa).
Em 2018, foram oferecidas 11.766 cursos e atualmente são mais de 950 mil matrículas. A rede possui 75 mil servidores efetivos, entre docentes e técnicos administrativos em educação.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…
Ver Comentários
A verdade esta clara.
Apesar de ser novo o novo tem mta coisa do antigo.