No dia 8 de setembro, será realizada a primeira etapa das provas de habilidade específica para os candidatos ao Bacharelado e à Licenciatura em Música da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF). A prova de Teoria e Percepção Musical será a partir das 8h, no Instituto de Artes e Design (IAD). Nesta fase serão avaliados os conhecimentos teórico-musicais e a capacidade em lidar com eles pelos candidatos ao Programa de Ingresso Seletivo Misto (Pism) 2020 e ao Vestibular de Música 2020.
De acordo com o edital, a prova de Teoria e Percepção Musical, com conteúdo comum para candidatos ao Bacharelado e à Licenciatura, é composta por 30 questões objetivas, sendo algumas a serem respondidas com base na audição de trechos musicais gravados. Os conteúdos abordados incluem ritmo; melodia; harmonia; textura; elementos da notação musical; timbres; sinais e termos de expressão e linguagem e estruturação musicais. O estudante terá duas horas para a realização do exame.
Nessa etapa, cada questão vale um ponto. Para conseguir a aprovação, o candidato precisa obter uma pontuação igual ou superior a 50%, ou seja, mínimo de 15 pontos. O gabarito da prova será divulgado a partir das 8h do dia 9 de setembro no site da Coordenação Geral de Processos Seletivos (Copese).
O candidato poderá fazer, via recurso, o requerimento da revisão da prova de Teoria e Percepção Musical e do espelho do cartão resposta da prova objetiva, por meio do e-mail vestibular@ufjf.edu.br, no dia 9 de setembro, das 9h às 16h, sendo o resultado encaminhado pelo mesmo meio. A divulgação dos aprovados para prova Prática Musical será disponibilizada partir das 15h do dia 13 de setembro de 2019.
Nos dias 17 e 18 de setembro, ocorre a segunda etapa, com aplicação das provas práticas, no mesmo local, a partir das 8h. Nesse momento são avaliadas a desenvoltura instrumental e técnica dos candidatos e a sua expressividade e compreensão musicais.
Para essa fase, a prova seguirá o programa específico para cada modalidade do curso. A dinâmica das provas varia de acordo com as opções de bacharelado e licenciatura. As habilitações para o candidato ao bacharelado são em flauta transversal, violão, violino, violoncelo, piano, canto e composição musical. Os candidatos à licenciatura devem executar três peças, sendo uma de livre escolha; e duas do repertório erudito ou popular, de acordo com instrumento musical ou canto, previsto no edital.
A prova de prática musical vale cem pontos. Metade dessa nota considera critérios de desenvolvimento técnico, como postura, afinação, precisão rítmica, fluidez na leitura, articulação e fraseado. Os outros 50 pontos são de acordo com o desenvolvimento interpretativo, como andamento da execução, adequação estilística, musicalidade, maturidade interpretativa. Será considerado apto o candidato que conseguir pontuação igual ou superior a 70% dos pontos, ou seja, o mínimo de 70 dos pontos. O resultado da Prova de Habilidade Específica será disponibilizado a partir das 15h do dia 24 de setembro.
Caso o candidato ao curso de Bacharelado em Música tenha escolhido como segunda opção o curso de Licenciatura em Música serão acrescentadas duas peças ao repertório da prova prática musical referente a cada habilitação. O candidato ao Bacharelado que não for considerado apto na prova de prática musical para o ingresso neste curso, mas for considerado apto para o ingresso na Licenciatura, não precisará fazer novas provas de habilidade específica, desde que tenha, no ato da inscrição, indicado o curso de Licenciatura em Música como sua segunda opção.
Se o estudante não for aprovado em alguma das provas específicas para os cursos de Música, será direcionado para a segunda opção de graduação escolhida no ato de inscrição, desde que a escolha não seja para algum dos cursos de Música.
O Vestibular de Música é realizado em duas etapas, sendo a primeira correspondente às provas de habilidade específica, conforme disposto em Edital. A segunda é a participação nas provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nos domingos 3 e 10 de novembro.
Os candidatos inscritos no Pism 2020 devem realizar as provas do Módulo III, nos dias 30 de novembro e 1° de dezembro.
Confira o edital completo do Pism 2020
Confira o edital completo do Vestibular de Música 2020
Outras informações: vestibular@ufjf.edu.br
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…