A UFTM divulga abertura de processo de seleção para preenchimento de vagas adicionais em cursos de graduação presencial da UFTM, destinado a candidatos que comprovem a situação de refugiado, por meio de atestado emitido pelo Conare – Comitê Nacional para os Refugiados e que já tenham concluído o Ensino Médio ou equivalente. A UFTM oferecerá 28 vagas adicionais para o primeiro semestre letivo de 2020 nos dois campi, em Uberaba e Iturama.
A inscrição dos candidatos às vagas será efetuada exclusivamente pela internet, com base nos resultados obtidos pelos estudantes no Exame Nacional do Ensino Médio – ENEM dos últimos seis anos, ou seja, ENEM 2014, 2015, 2016, 2017, 2018 ou 2019. Serão aproveitados os resultados do ENEM cujos registros constem na base de dados do MEC.
No ato da inscrição, o candidato deverá utilizar a melhor pontuação obtida, devendo, para tanto, proceder à indicação do ano de realização do ENEM no campo próprio do Formulário de Inscrição.
As inscrições para o processo de seleção serão recebidas de 7 a 30 de janeiro de 2020, em duas etapas:
Quando não for possível a apresentação de documentos comprobatórios de sua escolaridade, será permitida a comprovação por outros meios de prova em direito permitidos, inclusive mediante atestado fornecido pelo Conare, em conformidade com os artigos 43 e 44 da Lei 9.474/97.
O candidato receberá no e-mail fornecido no preenchimento da ficha de inscrição a confirmação do recebimento da documentação, contendo seu número de inscrição na seleção.
A classificação dos candidatos se dará pela ordem decrescente da média aritmética das notas obtidas nas áreas do conhecimento do ENEM, de uma das edições dos últimos seis anos.
O resultado preliminar da seleção será divulgado por número de inscrição no dia 11 de fevereiro de 2020, no sítio www.uftm.edu.br.
O resultado final será divulgado no dia 18 de fevereiro de 2020.
As aulas terão início em conformidade com o calendário acadêmico de 2020 de Uberaba e Iturama.
Para mais informações acesse:
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…
Ver Comentários
Por favor alguém me explique. O Brasil já ultrapassou os ditos países desenvolvidos como Canadá, Suécia, Japão, França, Alemanha, Reino Unido, Estados Unidos e outros nos quesitos de desenvolvimento humano e econômico? Porque esses países controlam a entrada de refugiados em suas sociedades, de forma que não sobrecarreguem os serviços sociais por exemplo e também que não ocupem postos de trabalho das populações locais, além de outros fatores, como aumento da violência e etc... Já no país superdesenvolvido chamado Brasil, o estado tem plenas condições de oferecer saúde, transporte decente e principalmente educação e emprego para todos os brasileiros, de forma que como todos os jovens já estão nas universidades e estão sobrando vagas nessas instituições, algumas podem criar até cotas para refugiados. Já pensou que coisa bacana? O Brasil tem plenas condições de sustentar até refugiados com cotas. Daqui a pouco haverá filas preferenciais para refugiados, vagas preferenciais para refugiados e até bolsa família para refugiados. Aposentadoria especial e tudo mais. Viva o Brasil, viva o brasileiro. O país mais desenvolvido do mundo e o povo mais inteligente do planeta... Cazuza já dizia, são caboclos querendo ser ingleses. Acorda pagador de impostos, isso é você quem paga. Daqui a pouco aparecem os defensores dos refugiados para debater...