A partir desta terça-feira, 21 de janeiro, está aberto o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), por onde candidatos interessados em ingressar em um curso de graduação do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG) devem se inscrever.
Para o primeiro semestre de 2020, a instituição colocou 1038 vagas disponíveis no sistema, distribuídas entre 52 cursos. O acesso será feito somente por quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019, já que a classificação ocorre considerando a nota do candidato no exame. A escolha do curso poderá ser realizada até a próxima sexta-feira, dia 24.
Para facilitar o acesso aos cursos, o Ministério da Educação reformulou o site do SISU (sisu.mec.gov.br), o deixando mais simples e intuitivo. O novo portal permite, por exemplo, maior rapidez na consulta de vagas por meio do sistema de busca.
A pesquisa dos alunos interessados no programa pode ser realizada por curso, instituição ou município em que queiram estudar. No site, o aluno também poderá encontrar as informações necessárias para se inscrever e o cronograma completo.
Além disso, o site disponibiliza um relatório com todas as informações sobre as vagas. Basta clicar na aba “Relatórios” e baixar uma tabela em que é possível consultar informações detalhadas das 237 mil vagas ofertadas em todo o Brasil.
Nesse inédito relatório, em formato de Excel, estão disponíveis dados como o número de vagas, campus, modalidade, turno da vaga desejada e o modo de concorrência, por cotas ou deficiência física, por exemplo. Ainda será possível consultar as vagas por região, estado e município.
Para ter acesso a todos esses dados ou para realizar a inscrição, o estudante não vai precisar mais baixar nenhum aplicativo. Apenas acessar o site pelo computador, celular ou tablet, já que o novo portal é responsivo e se adapta a essas plataformas.
A inscrição é feita exclusivamente pela internet e o candidato deve acessar a página eletrônica do Sisu com o número de inscrição e senha, a mesma utilizada na página do participante do Enem 2019.
Para se inscrever no Sisu, é necessário ter nota superior a zero na prova de redação. O estudante deve escolher até duas opções de curso, especificando, em ordem de preferência, a instituição de educação superior pretendida, local de oferta, curso e turno, e a modalidade de concorrência.
O resultado do Sisu será divulgado em 28 de janeiro. Um dia depois, 29, começam os prazos para matrícula nas instituições participantes (até 4 de fevereiro). É preciso ficar atento à documentação exigida. O IFMG divulgará o cronograma e locais de matrícula no endereço www.ifmg.edu.br, onde também está disponível toda a relação dos cursos e vagas ofertadas nas 18 cidades onde possui campus.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…