O edital para inscrição ao processo seletivo para os Cursos Técnicos Subsequentes do Colégio Técnico (Coltec) da UFMG, lecionados no período noturno, já foram divulgados pela Comissão Permanente de Vestibular (Copeve) e as inscrições poderão ser feitas de 5 de janeiro a 4 de fevereiro de 2021, pela internet. O valor da taxa de inscrição para esse processo seletivo é de R$ 30 e os interessados em solicitar a isenção da taxa podem fazê-lo no período de 23 a 26 de novembro, até 17h, pela internet.
Para concorrer a uma das vagas, o candidato precisa atender aos seguintes critérios: ter concluído o Ensino Médio ou, no ato da inscrição, estar regularmente matriculado no último ano desse nível de ensino ou de curso equivalente; ter participado, obrigatoriamente, do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM), pelo menos uma vez, entre os anos de 2015 a 2020, conforme orientação publicada na página eletrônica da Copeve.
Desses, podem fazer a solicitação da taxa de inscrição, na próxima semana, os candidatos que participam ou cujas famílias sejam participantes de programas sociais do Governo Federal. Para tanto, devem fornecer o seu Número de Identificação Social (NIS) e preencher a declaração de que é membro de família de baixa renda, nos termos do Decreto Nº 6.135/2007, no formulário disponível no site da Copeve. Os resultados da análise dos pedidos de Isenção da Taxa de Inscrição serão divulgados no dia 9 de dezembro, nesse mesmo site.
As vagas serão distribuídas entre dois Cursos Técnicos Subsequentes: Desenvolvimento de Sistemas, ofertado com ênfase em programação para dispositivos móveis, e Biotecnologia, com ênfase em análises clínicas. Os cursos têm duração de até dois anos, ambos no período noturno.
Do total de vagas, 50% serão reservadas para candidatos que tenham cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas brasileiras e 50% serão destinadas à ampla concorrência. São 36 vagas para cada curso, 18 para ampla concorrência e 18 para reserva de vagas em cada um.
São nove modalidades de vagas, considerando-se renda familiar bruta de até 1,5 salário-mínimo per capita, renda familiar bruta acima de 1,5 salário-mínimo per capita, autodeclarados negros (pretos e pardos), não autodeclarados negros, pessoa com deficiência e ampla concorrência.
Todos os atos praticados pelos candidatos menores de 18 (dezoito) anos de forma presencial, bem como aqueles formais, inscrição, emissão de declarações, assinaturas, e/ou quaisquer outros correlatos, devem necessariamente contar com a participação e anuência formal de seus representantes legais.
Realizada a inscrição, o candidato ou seu representante legal, quando for o caso, deverá manter-se atento às atualizações, comunicados ou quaisquer outros editais divulgados pela página eletrônica da Copeve.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…