O impulso do consumo se tornou um problema que atinge em cheio os jovens. Atento a essa tendência, o Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), está realizando escolas o projeto “Dia de pensar sobre a sociedade de consumo”. O objetivo principal é abordar o tema entre os estudantes e dar a eles mais informações sobre o assunto.
De acordo com informações do site do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), a ação educacional é feita pela equipe do Procon-MG nas escolas de Ensino Médio, em forma de bate-papo com os adolescentes.
Para o Procon, a adolescência é o momento em que muitos desses estudantes entram no mercado de trabalho e, portanto, começam a administrar a própria vida financeira. Além disso, é uma fase em que a identidade pessoal está se consolidando e, assim, muitos adolescentes fazem do consumo uma forma de autoafirmação e de confirmação do pertencimento a um grupo.
Ainda segundo o órgão de defesa do consumidor, muitos desses adolescentes, influenciados em demasia pela publicidade, passam a dar valor a marcas e a produtos de última geração. Em decorrência disso, há jovens que gastam grande parte do próprio dinheiro com itens não essenciais, para impressionar os colegas. E ao assumirem dívidas sem planejamento, vários deles acabam comprometendo o orçamento.
– Escolas interessadas em receber a ação devem encaminhar o pedido para o e-mail eedc@mpmg.mp.br
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…