Procon realiza o ‘Dia de pensar sobre consumo’ em escolas

O objetivo principal é abordar o tema entre os estudantes e dar a eles mais informações sobre o assunto

  • por em 11 de junho de 2019

(Foto: Freepik.com)

O impulso do consumo se tornou um problema que atinge em cheio  os jovens. Atento a essa tendência, o Procon-MG, órgão integrante do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), está realizando escolas o projeto “Dia de pensar sobre a sociedade de consumo”. O objetivo principal é abordar o tema entre os estudantes e dar a eles mais informações sobre o assunto.

A iniciativa tem como propostas:

  • Oferecer orientações para que os adolescentes aprendam a identificar a publicidade enganosa e abusiva
  • Questionar a necessidade de adquirir certos bens
  • Ensinar a planejar os gastos
  • Orientar sobre formas de administrar a própria renda
  • Despertar o interesse dos adolescentes pelos direitos e deveres do consumidor.

De acordo com informações do site do Sindicato das Escolas Particulares de Minas Gerais (Sinep/MG), a ação educacional é feita pela equipe do Procon-MG nas escolas de Ensino Médio, em forma de bate-papo com os adolescentes.

Para o Procon, a adolescência é o momento em que muitos desses estudantes entram no mercado de trabalho e, portanto, começam a administrar a própria vida financeira. Além disso, é uma fase em que a identidade pessoal está se consolidando e, assim, muitos adolescentes fazem do consumo uma forma de autoafirmação e de confirmação do pertencimento a um grupo.

Ainda segundo o órgão de defesa do consumidor, muitos desses adolescentes, influenciados em demasia pela publicidade, passam a dar valor a marcas e a produtos de última geração. Em decorrência disso, há jovens que gastam grande parte do próprio dinheiro com itens não essenciais, para impressionar os colegas. E ao assumirem dívidas sem planejamento, vários deles acabam comprometendo o orçamento.

 SERVIÇO

– Escolas interessadas em receber a ação devem encaminhar o pedido para o e-mail eedc@mpmg.mp.br

Com informações do site do Sinep/MG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
80
Categorias:
Notícias