Notícias

Exemplo: escola de BH quer ser 100% sustentável

No mês em que se comemorou o Dia Mundial do Meio Ambiente, em 5 de junho, uma escola de Belo Horizonte se tornou notícia e merece servir de exemplo para muitas outras: sua meta é ser 100% sustentável.

Uma das primeiras iniciativas tomada pela Escola Estadual Engenheiro Francisco Bicalho, que vem trabalhando em várias frentes para atingir essa meta, foi começar a participar do Programa Energia Inteligente, iniciativa da Cemig, com o objetivo de garantir um consumo mais eficiente e econômico, reduzindo o desperdício de energia e gastos públicos. Para isso, foram instaladas, em toda a escola, lâmpadas de LED e painéis fotovoltaicos.

Além disso, de acordo com informações da Secretaria de Estado de Educação de MG, os restos de alimentos orgânicos também são reutilizados, como explica o diretor da escola, José Américo Barbosa Marques:

“Já demos alguns passos para alcançar a nossa meta. A iluminação da escola é toda sustentável, e fazemos a reciclagem dos restos de alimentos a partir do nosso projeto ‘Minhocando’. Temos uma composteira e nela produzimos adubo a partir da utilização dos restos de alimentos. Desde que começamos a realizar o projeto, a quantidade de lixo orgânico já diminuiu quase 40%”.

Em entrevista, Marques ressalta outras iniciativas a serem priorizadas: “Ainda temos muita coisa para fazer. O nosso objetivo para o segundo semestre é iniciar a reciclagem de papel, e vamos caminhar para isso. Também vamos buscar parcerias para iniciarmos a captação da água da chuva, que será utilizada na limpeza da escola”.

Plantas medicinais e alimentícias

Ainda segundo informações da Secretaria de Educação de Minas, o adubo produzido na composteira da escola será utilizado na horta que está sendo plantada pelos estudantes. Serão plantados canteiros de hortaliças, de plantas medicinais e de Plantas Alimentícias Não Convencionais (PANCs). Os alimentos poderão ser levados pelos estudantes para suas casas.

“A ideia é que os alunos possam levar os alimentos para casa. Queremos fomentar a alimentação saudável e ajudar para que eles possam fazer a compostagem em casa. Tudo o que utilizamos aqui na escola é feito com material reciclado”, relata o diretor. A iniciativa da escola ocorre a partir de uma parceria com a ONG Macunaíma.

Com informações da Secretaria de Estado de Educação do Minas Gerais
Redação

Posts Recentes

Newton Paiva lança nova pós-graduação EAD com mais de 80 opções de cursos

Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…

3 anos atrás

Colégio Sesc Contagem oferece vagas gratuitas para 2022

Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…

3 anos atrás

Newton Paiva se destaca em competição que avalia ecossistema de inovação das IES

A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…

3 anos atrás

Projeto universitário pioneiro ajuda na reabilitação de pacientes com lesões faciais

Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…

3 anos atrás

Instituto oferece 292 bolsas de estudo para Ensino Médio em escolas de Minas Gerais

Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…

3 anos atrás

Consultoria ambiental abre vaga de estágio para estudantes de Geologia ou Geografia

Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!