Os dados sobre venda de livros no país demonstram como as políticas públicas dos últimos três anos não têm incentivado a leitura no país. Apesar dos levantamentos abrangerem um período mais amplo – de 12 anos, entre 2006 e 2018 -, os dados indicam que o cenário piorou, principalmente a partir de 2015, quando o país entrou em recessão.
Até então, o setor ainda vivia uma fase positiva. Nesses últimos três anos, o cenário só piorou. Ao considerar o desempenho acumulado nos 12 anos, o faturamento do setor editorial caiu 24% e os preços dos livros sofreram queda de 34%.
De acordo com a Agência Brasil, os levantamentos foram realizados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Os dados incluem venda para o mercado em geral e também o mercado de livros didáticos, no qual o poder público é o maior comprador.
O estudo, contratado pela Câmara Brasileira do Livro (CBL) e o Sindicato Nacional dos Editores de Livros (SNEL), mostra que houve crescimento do número de livros vendidos entre 2006 e 2014, mas, após o início da recessão econômica, observa-se uma queda acentuada da venda e piora dos resultados.
Em entrevista à Agência Brasil, a economista Mariana Bueno, responsável pela pesquisa ressaltou que o setor fez uma aposta em redução do preço [do livro] e ganho de escala [em vendas], mas isso não aconteceu. “Houve um aumento de exemplares vendidos, mas não foi suficiente para segurar o setor. Mesmo quando a economia estava crescendo, nos anos de 2009 e 2010, a venda de livros não tirou proveito”, explicou a economista.
Ainda segundo Mariana Bueno, nenhum país teve queda tão expressiva na venda de livros quanto o Brasil em comparação ao México, Colômbia, Estados Unidos, Reino Unido e Alemanha.
A especialista assinalou que, além da conhecida falta de hábito de leitura do brasileiro, os índices negativos ocorrem em momento de expansão de novas tecnologias e serviços como redes sociais, streaming e acesso ao celular. “Tudo isso concorre com o tempo de atenção que poderia ser dedicado ao livro”, ponderou Bueno.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…