O Ministério da Educação (MEC) decidiu reabrir o sistema de gestão do programa Bolsa Permanência, voltado para estudantes indígenas e quilombolas matriculados em curso de graduação presencial nos institutos federais de ensino superior. O valor da bolsa é de R$ 900,00.
Serão ofertadas 4 mil novas vagas, com um limite orçamentário de R$ 20 milhões. As inscrições podem ser feitas até o dia 29 de junho.
De acordo com o Ministério, o benefício funciona como “um auxílio financeiro que tem por finalidade minimizar as desigualdades sociais e étnico-raciais e contribuir para permanência e diplomação dos estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica”.
Caso o número de interessados pelo programa seja maior que a oferta de vagas, a Secretaria de Educação Superior do MEC (Sesu) atuará como facilitadora do diálogo entre as lideranças e os reitores das universidades para que os estudantes que excederem essa oferta possam ser incluídos no Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes).
Por sua vez, o Plano Nacional de Assistência Estudantil (Pnaes) auxilia a permanência de estudantes com baixa renda em cursos presenciais de graduação nas instituições federais de ensino superior.
Confira os objetivos do Pnaes:
O MEC esclarece que o dinheiro do programa é repassado para as universidades, que têm autonomia para selecionar quais alunos serão beneficiados e quais os valores do benefício.
Ainda segundo a instituição, “os líderes indígenas e quilombolas avaliarão, junto às suas comunidades, a possibilidade de recurso do Pnaes ser depositado diretamente na conta dos estudantes, assim como é realizado no Programa Bolsa Permanência. A intenção é fortalecer a governança e dar mais transparência ao programa”.
Mais informações no site do MEC.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…