A cada dia, crescem no Brasil os vínculos entre a produção tecnológica e suas aplicações práticas em projetos que beneficiam diretamente a população. Desta vez, a boa notícia vem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), onde quatro alunos de eletrônica criaram um leitor de textos em braille que visa facilitar o dia a dia de deficientes visuais.
A novidade foi denominada Blindl-e e será uma das tecnologias apresentadas no maior fórum científico juvenil do mundo, agora em julho, na Inglaterra. De acordo com reportagem do Portal MEC, o protótipo foi premiado no Brasil por seu ineditismo, baixo custo de produção e importância social.
Isso o credenciou para uma das maiores feiras de ciência do mundo, a London International Youth Science Forum (LIYSF), que ocorre de 24 de julho a 7 de agosto e chega, neste ano, em sua 61ª edição.
O Blindl-e, informa o portal MEC, transforma qualquer texto digital em formato TXT para o padrão braille, com pinos móveis de 2×3 que ficam sob a palma da mão.
Um dos destaques do aparelho é o controle de velocidade de leitura em braille. O usuário é quem determina a passagem do texto por meio de um botão, o que facilita o aprendizado daquelas pessoas que apenas recentemente tiveram contato com a linguagem.
“O leitor é direcionado principalmente às pessoas que se tornaram cegas ao longo da vida”, explica Gabriel Volpini. O jovem de 19 anos desenvolveu o projeto quando cursava o 3º ano do ensino médio no Cefet. “Ao contrário das pessoas que não nasceram cegas, aquelas que tiveram algum problema na visão posteriormente, têm uma dificuldade muito grande com o braille. Percebemos que a eletrônica podia melhorar a vida de quem não consegue ler livros como a gente.”
Fundada em 1959, a feira científica London International Youth Science Forum tem como objetivo dar uma visão mais profunda da ciência e suas aplicações para o benefício de toda a humanidade.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…