Leitor digital de braille criado no Cefet ganha o mundo - Mais Educação

Leitor digital de braille criado no Cefet ganha o mundo

A novidade foi denominada Blindl-e e será uma das tecnologias apresentadas no maior fórum científico juvenil do mundo

  • por em 8 de julho de 2019

(Foto: Ralph Aichinger/Flickr)

A cada dia, crescem no Brasil os vínculos entre a produção tecnológica e suas aplicações práticas em projetos que beneficiam diretamente a população. Desta vez, a boa notícia vem do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), onde quatro alunos de eletrônica criaram um leitor de textos em braille que visa facilitar o dia a dia de deficientes visuais.

A novidade foi denominada Blindl-e e será uma das tecnologias apresentadas no maior fórum científico juvenil do mundo, agora em julho, na Inglaterra. De acordo com reportagem do Portal MEC, o protótipo foi premiado no Brasil por seu ineditismo, baixo custo de produção e importância social.

Isso o credenciou para uma das maiores feiras de ciência do mundo, a London International Youth Science Forum (LIYSF), que ocorre de 24 de julho a 7 de agosto e chega, neste ano, em sua 61ª edição.

O Blindl-e, informa o portal MEC, transforma qualquer texto digital em formato TXT para o padrão braille, com pinos móveis de 2×3 que ficam sob a palma da mão.

Um dos destaques do aparelho é o controle de velocidade de leitura em braille. O usuário é quem determina a passagem do texto por meio de um botão, o que facilita o aprendizado daquelas pessoas que apenas recentemente tiveram contato com a linguagem.

“O leitor é direcionado principalmente às pessoas que se tornaram cegas ao longo da vida”, explica Gabriel Volpini. O jovem de 19 anos desenvolveu o projeto quando cursava o 3º ano do ensino médio no Cefet. “Ao contrário das pessoas que não nasceram cegas, aquelas que tiveram algum problema na visão posteriormente, têm uma dificuldade muito grande com o braille. Percebemos que a eletrônica podia melhorar a vida de quem não consegue ler livros como a gente.”

Fundada em 1959, a feira científica London International Youth Science Forum tem como objetivo dar uma visão mais profunda da ciência e suas aplicações para o benefício de toda a humanidade.

Com informações do Portal MEC

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
1697
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments