Notícias

Presença feminina é maioria no Enem, segundo Inep

O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgou o perfil dos candidatos ao Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) deste ano, que será realizado em novembro. As mulheres são maioria e chegam a 59,5% do total de inscritos, o que equivale a 3.031.828 de candidatas.

O resultado esperado era que a maioria dos candidatos (1.360.421) tivesse entre 21 e 30 anos. Neste ano chamou a atenção o fato de haver uma inscrição significativa de pessoas com mais de 60 anos – quase dez mil inscritos (9.846) – já que o Enem é um exame destinado a quem terminou ou vai concluir o ensino médio em 2019.

Estudantes terão a oportunidade, por meio do Enem, de ingressar no ensino superior de instituições públicas e privadas do Brasil e de Portugal, onde 37 universidades já aceitam os resultados do exame como forma de acesso aos cursos. Uma grande equipe com mais de 500 mil pessoas está envolvida na elaboração e na aplicação do exame. O Enem se tornou a maior porta de entrada para a educação superior do país.

Está sob a responsabilidade do Inep aplicar as provas nos dias 3 e 10 de novembro, primeiro e segundo domingo do mês. São 5.095.382 inscritos para o Enem deste ano e esse número ainda pode subir porque algumas inscrições encontram-se em análise de recurso.

É sempre bom lembrar que um número significativo de participantes – 616.673, o que corresponde a 12,1% dos inscritos – faz as provas como treineiros, que são aqueles estudantes que não irão concluir o ensino médio em 2019, mas fazem o Enem para vivenciar a rotina de um candidato, se familiarizar com o estilo das provas e fazer uma autoavaliação dos conhecimentos.

Mais da metade dos participantes (58,5%), o que equivale a 2.980.502 pessoas, não precisaram pagar a taxa de inscrição, que neste ano foi de R$ 85. Três perfis de participantes tiveram direito à gratuidade após comprovarem os critérios de acordo com o exigido no edital. Quem conseguiu a isenção no ano passado, mas faltou nos dias de prova em 2018, teve que justificar a ausência para poder fazer o mesmo pedido em 2019.

Os perfis que foram isentos são: o candidato que está na última série do ensino médio em escola da rede pública declarada ao Censo Escolar; o estudante que cursou todo o ensino médio na rede pública ou como bolsista integral na rede privada e tem renda familiar igual ou menor a um salário mínimo e meio por pessoa; e a pessoa em situação de vulnerabilidade socioeconômica por ser membro de família de baixa renda que tenha Número de Identificação Social (NIS), único e válido, além de ter renda familiar por pessoa de até meio salário mínimo ou renda familiar mensal de até três salários mínimos.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC
Redação

Posts Recentes

Newton Paiva lança nova pós-graduação EAD com mais de 80 opções de cursos

Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…

3 anos atrás

Colégio Sesc Contagem oferece vagas gratuitas para 2022

Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…

3 anos atrás

Newton Paiva se destaca em competição que avalia ecossistema de inovação das IES

A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…

3 anos atrás

Projeto universitário pioneiro ajuda na reabilitação de pacientes com lesões faciais

Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…

3 anos atrás

Instituto oferece 292 bolsas de estudo para Ensino Médio em escolas de Minas Gerais

Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…

3 anos atrás

Consultoria ambiental abre vaga de estágio para estudantes de Geologia ou Geografia

Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!