Os professores da Educação Profissional da Escola Estadual Padre Menezes, em Lagoa Santa, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), promoveram, no último dia 25/06, uma feira de empreendedorismo que reuniu cerca de 220 alunos dos módulos I e II dos dois cursos oferecidos pela instituição.
Alunos dos cursos técnicos de Administração e Recursos Humanos tiveram a oportunidade de unir teoria e prática e conhecerem mais sobre o funcionamento de uma empresa. A feira teve por objetivo estimular os estudantes na prática dos conteúdos vistos durante os cursos técnicos.
Na ocasião, os professores da Educação Profissional da escola realizaram a culminância do projeto Profissionalizar para Empreender (PPE). Os alunos apresentaram as empresas que criaram de acordo com os processos ensinados durante o primeiro semestre de 2019.
Salões de beleza, restaurantes, empresa de manutenção de condomínio, confeitaria, cerimonial e transportadora estavam entre as muitas iniciativas sugeridas e apresentadas. O professor do curso técnico em Administração, Rafael Devilson, explicou que o cronograma dos cursos técnicos exige que pelo menos 50% do conteúdo seja ensinado por meio de aulas práticas.
Ainda segundo o Rafael, que elaborou o projeto em conjunto com os professores da instituição, Gisele de Jesus e Helder Rocha, os alunos tiveram que fazer tudo de maneira real: “apresentaram fornecedores verdadeiros, capital de giro disponível, concorrência, análise do ponto comercial, folha de pagamento, processo de recrutamento e seleção, entre várias outras atividades que envolvem a criação de um negócio”.
Na avaliação de Rafael, o resultado superou as expectativas. “Esperamos uma coisa e os estudantes foram muito além. Percebemos que muitos que não conseguiam entender o conteúdo na teoria, conseguiram absorver as ideias com a prática. Acredito que isso ajudará muito para o futuro deles”, conclui o professor.
A satisfação com os resultados não tomou conta apenas dos professores envolvidos. Os alunos também gostaram da experiência. Esse foi o caso da aluna do módulo II do curso de Recursos Humanos, Nívea Moreira dos Santos: “Este projeto me trouxe novos conhecimentos e múltiplas experiências que ampliaram a minha visão sobre o mercado de trabalho atual, além de representar exatamente os processos de criação de um negócio”.
Ainda segundo Nívea, foi muito produtivo participar do PPE e trabalhar para apresentar sua empresa MIX Games, que tem o objetivo de oferecer diversão por meio de jogos online, de tabuleiro e brincadeiras antigas.
O Projeto Profissionalizar para Empreender (PPE) terá continuidade no segundo semestre de 2019 e a próxima feira de empreendedorismo está prevista para novembro de 2019.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…