Notícias

Curso sobre plantas medicinais e fitoterápicos será promovido pela UFMG

Estudantes e profissionais da área da saúde interessados em saber mais sobre plantas medicinais e fitoterápicos têm uma ótima oportunidade para entender mais sobre o assunto. A Faculdade de Farmácia da UFMG está oferecendo o I Curso de Extensão em Plantas Medicinais e Fitoterápicos da UFMG.

O curso tem como público-alvo acadêmicos e profissionais de Farmácia, Medicina, Enfermagem, Nutrição, Odontologia, Fisioterapia, Acupuntura, Biologia, Química, Biomedicina, entre outros. As aulas serão nos dias 30 e 31 de agosto e ocorrerão no campus Pampulha. As inscrições estão abertas até o dia 29 de agosto, pelo site da Extensão Universitária.

O I Curso de Extensão em Plantas Medicinais e Fitoterápicos da UFMG está no segundo módulo, com o tema Substâncias ativas de plantas medicinais e fitoterápicos, sua toxicologia e interações. No dia 30, o horário será das 18h às 22h e, no dia 31, das 7h30h às 18h30.

Vários estudos demonstram que os profissionais da área de saúde têm pouco ou nenhum conhecimento sobre as plantas medicinais e fitoterápicas e, por isso, viu-se a necessidade de inclusão do tema na matriz curricular dos cursos relacionados.

Além disso, há um crescente interesse pelo tema, porém, há pouca correspondência nas atualizações dos conteúdos programáticos dos cursos de saúde, bem como em cursos de atualização no Brasil.

Os principais objetivos do curso são: fundamentar a compreensão do uso de plantas medicinais e fitoterápicos no Brasil; ampliar e reciclar conhecimentos em plantas medicinais e fitoterápicos nos profissionais da área saúde e  afins; aprofundar a formação do profissional na área de plantas medicinais e fitoterápicos por meio de abordagem de temas envolvendo desde conceitos básicos, processamento até a sua utilização; estimular e desenvolver habilidades nos profissionais para atuarem em diversos setores que envolvam o estudo e aplicação de plantas medicinais e fitoterápicos; ampliar a interação da Universidade com profissionais em exercício com vistas a fortalecer o tripé ensino, pesquisa e extensão.

Ao longo do curso, outros temas serão abordados. Metabolismo vegetal; os principais ativos e exemplos de plantas medicinais e fitoterápicos que têm como marcadores químicos as classes açúcares, lipídeos, flavonoides, taninos, cumarinas, antraquinonas, alcaloides, trerpenoides, óleo essencial, glicosídeos cardiotônicos, saponinas e outros; toxicidade das plantas; aspectos toxicológicos das plantas medicinais e exemplos; possíveis interações que ocorrem entre fitoterápicos e medicamentos convencionais (sintéticos ou não), entre fitoterápicos e alimentos e entre os próprios fitoterápicos serão estudados nos dois dias de curso.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG
Redação

Ver Comentários

Posts Recentes

Newton Paiva lança nova pós-graduação EAD com mais de 80 opções de cursos

Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…

2 anos atrás

Colégio Sesc Contagem oferece vagas gratuitas para 2022

Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…

3 anos atrás

Newton Paiva se destaca em competição que avalia ecossistema de inovação das IES

A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…

3 anos atrás

Projeto universitário pioneiro ajuda na reabilitação de pacientes com lesões faciais

Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…

3 anos atrás

Instituto oferece 292 bolsas de estudo para Ensino Médio em escolas de Minas Gerais

Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…

3 anos atrás

Consultoria ambiental abre vaga de estágio para estudantes de Geologia ou Geografia

Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!