A UFMG acaba de ser aprovada para receber da União Europeia um Centro de Excelência Jean Monnet, que visa fomentar pesquisas, estudos e outras atividades acadêmicas que tenham como tema a União Europeia em seus aspectos econômicos, políticos, sociais, culturais e jurídicos. A Universidade será a segunda instituição brasileira a alcançar o marco.
O Centro Jean Monnet deve ser instalado na Universidade entre outubro e novembro deste ano. “Trata-se de algo permanente, vitalício. De início, a União Europeia disponibiliza recursos para viabilizar, nos três primeiros anos, a instalação do Centro e o início de suas atividades. Em seguida, ele será mantido com recursos da própria Universidade”, informa a professora Jamile Bergamaschine Mata Diz.
Os centros de excelência Jean Monnet propõem estudos cujo foco seja a União Europeia como organização supranacional e não estudos relativos a cada um dos estados-membros. O trabalho tem como eixo a ideia de desenvolvimento sustentável, em suas distintas concepções: o crescimento econômico, o desenvolvimento social, a proteção ambiental e o bem-estar.
O projeto se divide em quatro seções: uma dedicada a cursos e disciplinas; outra, à realização de eventos, seminários, workshops, mesas-redondas; a terceira, direcionada à publicação de livros, artigos e resultados de pesquisas; e a última destinada à criação de linhas de pesquisa ou à consolidação das linhas já existentes.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…