Em contagem regressiva para o resultado do Enem, que foi divulgado na sexta-feira (17 de dezembro), milhares de estudantes terão pela frente uma nova e desafiante “corrida”: as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, que começam no dia 21, terça-feira, e vão até o dia 24. O resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 28 de janeiro.
Para orientar os estudantes em relação às inscrições para o Sisu, o QI Pré-Vestibular fará um plantão gratuito e aberto ao público na Unidade I (R. Sergipe, 77 – Centro, BH), de 21 a 24 de janeiro, das 8h às 12h. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas a candidatos do Enem.
Segundo o diretor pedagógico do QI Pré-Vestibular, Gabriel Verdin, o sistema gera muita dúvida na hora da inscrição. “Muitos estudantes ficam inseguros se a nota obtida no Enem será suficiente ou não para determinada vaga. Funciona como uma bolsa de valores, com variação da nota de corte, e existe toda uma lógica para saber se a nota é ou não suficiente”, explica.
“O estudante pode perder uma ótima oportunidade por falta de orientação e o que nós queremos é fazer uma espécie de ‘manejo’ para que ele não desperdice uma boa vaga em uma instituição federal por outra cuja disputa é maior”, conta.
Segundo Verdin, as dúvidas mais frequentes costumam ser em quais universidades o estudante tem mais chance de obter vaga e também sobre a questão da primeira e segunda opção de curso. “Existem, ainda, universidades que, devido à alta demanda de candidatos, empregam um sistema de ‘peso’ às notas de determinada área de conhecimento do Enem para selecionar os melhores alunos”, explica.
A nota do Enem é hoje critério para ter acesso a grande parte das vagas na rede de ensino superior no Brasil, tanto em universidades públicas quanto em particulares, além de ser usado para conseguir bolsas de estudo e financiamento estudantil.
Já o Sisu foi criado para selecionar estudantes para universidades públicas e usa a nota do Enem como critério de classificação. O Sisu não é uma prova, mas um sistema informatizado de seleção. O sistema é aberto a todos os estudantes que tiverem feito o Enem no ano imediatamente anterior, sem tirar nota zero na redação.
Por meio do número de inscrição e a senha do Enem do candidato, o sistema automaticamente faz a sua classificação entre os candidatos que buscam uma vaga no mesmo curso (na mesma universidade, turno e modalidade de concorrência – cotas ou não). A pontuação nas provas do Enem é que vai determinar a classificação dos candidatos.
Quem não conseguiu obter nota suficiente para o curso desejado e aceita a possibilidade de ingressar no ensino privado, o Ministério da Educação possui dois programas de inclusão ao ensino superior.
O Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies), são dois programas que ampliam as oportunidades de acesso ao ensino superior no país. O Prouni beneficia estudantes oriundos das escolas públicas de ensino médio disponibilizando bolsas de estudo integrais e parciais de 50%.
Já o Fies visa atender prioritariamente estudantes de baixa renda, desde que estejam matriculados em uma instituição de ensino superior particular e tenham renda bruta familiar por pessoa de no máximo 2,5 salários mínimos.
Quem não conseguir ingressar em algum programa do governo federal também pode recorrer a uma empresa de crédito estudantil, como o Pravaler.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…