Plantão do Enem em BH orienta estudantes a se inscreverem para o Sisu

Resultado do Enem foi divulgado na sexta-feira, dia 17, e as inscrições para o Sisu serão de 21 a dia 24 de janeiro; Pré-Vestibular fará plantão gratuito e aberto ao público para tirar dúvidas dos estudantes

  • por em 17 de janeiro de 2020

(Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil)

Em contagem regressiva para o resultado do Enem, que foi divulgado na sexta-feira (17 de dezembro), milhares de estudantes terão pela frente uma nova e desafiante “corrida”: as inscrições para o Sistema de Seleção Unificada (Sisu) 2020, que começam no dia 21, terça-feira, e vão até o dia 24. O resultado da primeira chamada deve ser divulgado no dia 28 de janeiro.

Para orientar os estudantes em relação às inscrições para o Sisu, o QI Pré-Vestibular fará um plantão gratuito e aberto ao público na Unidade I (R. Sergipe, 77 – Centro, BH), de 21 a 24 de janeiro, das 8h às 12h. O Sisu é o sistema informatizado do Ministério da Educação, por meio do qual as instituições públicas de ensino superior disponibilizam suas vagas a candidatos do Enem.

Segundo o diretor pedagógico do QI Pré-Vestibular, Gabriel Verdin, o sistema gera muita dúvida na hora da inscrição. “Muitos estudantes ficam inseguros se a nota obtida no Enem será suficiente ou não para determinada vaga. Funciona como uma bolsa de valores, com variação da nota de corte, e existe toda uma lógica para saber se a nota é ou não suficiente”, explica.

“O estudante pode perder uma ótima oportunidade por falta de orientação e o que nós queremos é fazer uma espécie de ‘manejo’ para que ele não desperdice uma boa vaga em uma instituição federal por outra cuja disputa é maior”, conta.

Dúvidas frequentes

Segundo Verdin, as dúvidas mais frequentes costumam ser em quais universidades o estudante tem mais chance de obter vaga e também sobre a questão da primeira e segunda opção de curso. “Existem, ainda, universidades que, devido à alta demanda de candidatos, empregam um sistema de ‘peso’ às notas de determinada área de conhecimento do Enem para selecionar os melhores alunos”, explica.

Ingresso no Ensino Superior

A nota do Enem é hoje critério para ter acesso a grande parte das vagas na rede de ensino superior no Brasil, tanto em universidades públicas quanto em particulares, além de ser usado para conseguir bolsas de estudo e financiamento estudantil.

Já o Sisu foi criado para selecionar estudantes para universidades públicas e usa a nota do Enem como critério de classificação. O Sisu não é uma prova, mas um sistema informatizado de seleção. O sistema é aberto a todos os estudantes que tiverem feito o Enem no ano imediatamente anterior, sem tirar nota zero na redação.

Por meio do número de inscrição e a senha do Enem do candidato, o sistema automaticamente faz a sua classificação entre os candidatos que buscam uma vaga no mesmo curso (na mesma universidade, turno e modalidade de concorrência – cotas ou não). A pontuação nas provas do Enem é que vai determinar a classificação dos candidatos.

Ingresso no ensino particular

Quem não conseguiu obter nota suficiente para o curso desejado e aceita a possibilidade de ingressar no ensino privado, o Ministério da Educação possui dois programas de inclusão ao ensino superior.

O Programa Universidade Para Todos (Prouni) e o Fundo de Financiamento Estudantil do Ensino Superior (Fies), são dois programas que ampliam as oportunidades de acesso ao ensino superior no país. O Prouni beneficia estudantes oriundos das escolas públicas de ensino médio disponibilizando bolsas de estudo integrais e parciais de 50%.

Já o Fies visa atender prioritariamente estudantes de baixa renda, desde que estejam matriculados em uma instituição de ensino superior particular e tenham renda bruta familiar por pessoa de no máximo 2,5 salários mínimos.

Quem não conseguir ingressar em algum programa do governo federal também pode recorrer a uma empresa de crédito estudantil, como o Pravaler.

Serviço: Plantão tira-dúvidas do Sisu

  • Data: de 21 a 24 de janeiro, das 8h às 12h
  • Local: Unidade I (R. Sergipe, 77 – Centro, BH)
  • Outras informações: (31) 3024-4536 ou (31) 99666-0077 (Whatsapp)

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
374
Categorias:
Notícias