Artigos

Habilidades socioemocionais e o papel da escola

Anna Paula Jorge Jardim, especial para o portal Mais Educação
Psicopedagoga e vice-diretora do Colégio Nossa Senhora das Dores

Quando pensamos na importância da escola para a formação de crianças e jovens é muito comum levarmos em consideração alguns elementos como alfabetização adequada, o ensino da matemática e da física, o aprendizado de uma segunda língua e a preparação para os exames externos. 

É claro que tudo isso é muito importante e deve ser uma preocupação constante de pais e educadores. Afinal, uma formação sólida é fundamental para que o jovem tenha boas oportunidades na profissão que deseja seguir.

Porém, temos observado que a educação vem evoluindo ao longo dos tempos e novas demandas vão surgindo – o que leva as escolas a repensarem seus currículos e enfrentarem desafios muito mais complexos. 

Se, no começo do século XXI, o que chamou a atenção foi a ampla informatização e preocupação com a tecnologia, percebemos que agora há uma grande preocupação em trabalhar com os jovens as habilidades que desenvolvam competências socioemocionais como o autoconhecimento, a liderança, a empatia, o trabalho em equipe, o empreendedorismo. Nesse sentido, também é dever da escola compreender essas temáticas e levar isso para a sala de aula.  

Trabalhar as habilidades socioemocionais é vantajoso não apenas na formação humana, mas também profissional. Estudo do World Economic Forum (WEF) declara que serão criados 133 milhões de empregos até 2025. Além disso, 35% das habilidades mais demandadas para a maioria das ocupações deve mudar em 2020.

Ou seja, diferentemente das gerações anteriores, mais do que o conhecimento em português, matemática, física e química, o que já está sendo demandado dos novos profissionais são habilidades e qualificações como iniciativa, criatividade, pensamento crítico, persuasão, negociação, resiliência, cooperação e flexibilidade. 

Dentro das habilidades socioemocionais podemos destacar o desenvolvimento da Comunicação Não Violenta (CNV), que pode ser definida como um método comunicativo desenvolvido por Marshall Rosenberg, um psicólogo americano da década de 1960, que consiste em utilizar técnicas eficientes de comunicação para cuidarmos da saúde dos relacionamentos e impl antarmos a cultura da paz em qualquer ambiente. Como educadores, podemos usá-la para estimular que venha à tona o que há de melhor em nossos alunos. 

Numa sala de aula, exercitar a CNV é favorecer o crescimento das crianças e adolescentes em relação ao autocontrole, ao desenvolvimento da empatia, do espírito de equipe e do respeito às diferenças. A CNV baseia-se em habilidades de linguagem e comunicação que fortalecem a capacidade de continuarmos humanos, mesmo em condições adversas. Ela não apresenta nada de novo, pois tudo que foi integrado à comunicação não-violenta já é conhecido. O objetivo é justamente nos lembrar do que já sabemos – de como deveríamos nos relacionar uns com os outros de forma pacífica. 

A CNV é uma forma de exercitar o diálogo, a resolução de conflitos e a cooperação, fazendo-se respeitar e promovendo o respeito ao outro e aos direitos humanos, com acolhimento e valorização da diversidade dos indivíduos.

Quando ensinamos as crianças a resolverem seus conflitos, escutando opiniões divergentes e compreendendo a visão do outro, estamos trabalhando o desenvolvimento dessa competência e criando cidadãos e profissionais melhores para o mundo.  

Redação

Posts Recentes

Newton Paiva lança nova pós-graduação EAD com mais de 80 opções de cursos

Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…

3 anos atrás

Colégio Sesc Contagem oferece vagas gratuitas para 2022

Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…

3 anos atrás

Newton Paiva se destaca em competição que avalia ecossistema de inovação das IES

A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…

3 anos atrás

Projeto universitário pioneiro ajuda na reabilitação de pacientes com lesões faciais

Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…

3 anos atrás

Instituto oferece 292 bolsas de estudo para Ensino Médio em escolas de Minas Gerais

Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…

3 anos atrás

Consultoria ambiental abre vaga de estágio para estudantes de Geologia ou Geografia

Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!