Os 27 municípios do Triângulo Sul de Minas Gerais vão poder se beneficiar de mais procedimentos especializados em saúde. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, foi autorizado pelo Ministério da Saúde a captar e transplantar tecidos musculoesqueléticos, como ossos, tendões e ligamentos.
“Essa é uma grande conquista para a saúde local e pode impactar positivamente a vida de pessoas que sofreram perdas ósseas decorrentes de tumores, precisam trocar próteses ou possuem deformidades congênitas e de coluna”, afirmou o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC, Ilídio Antunes Júnior.
Até o momento, dois pacientes já estão aptos a receber os tecidos e serão transplantados a partir de material processado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro. A primeira cirurgia será realizada em março.
De acordo com informações da Rede Ebserh, a triagem dos pacientes será realizada a partir dos atendimentos ambulatoriais da instituição. Já os encaminhamentos de outros estados serão coordenados pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade.
“Projetamos que a maior demanda será nas áreas de quadril, joelho e tumores ósseos. A expectativa é que aconteçam até dois transplantes ao mês. Essa quantidade é em virtude de que não podemos realizar um procedimento sem prestar contas do anterior. E esse processo leva em média 15 dias”, salientou o responsável técnico pelos transplantes ósseos do HC, Adriano Ferreira.
As cirurgias de transplantes ósseos serão seguidas de acompanhamento pós-transplantes nos ambulatórios do HC-UFTM/Ebserh, no caso da região. Já os oriundos de outros estados, após as altas, serão referenciados para serviços de saúde dos locais de origem, com as orientações de cuidados pós-operatórios.
A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011. Atualmente, administra 40 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Por conta disso, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…