Notícias

Hospital universitário mineiro fará transplantes ósseos pelo SUS

Os 27 municípios do Triângulo Sul de Minas Gerais vão poder se beneficiar de mais procedimentos especializados em saúde. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, foi autorizado pelo Ministério da Saúde a captar e transplantar tecidos musculoesqueléticos, como ossos, tendões e ligamentos.

“Essa é uma grande conquista para a saúde local e pode impactar positivamente a vida de pessoas que sofreram perdas ósseas decorrentes de tumores, precisam trocar próteses ou possuem deformidades congênitas e de coluna”, afirmou o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC, Ilídio Antunes Júnior.

Até o momento, dois pacientes já estão aptos a receber os tecidos e serão transplantados a partir de material processado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro. A primeira cirurgia será realizada em março.

Como funcionará os transplantes ósseos

De acordo com informações da Rede Ebserh, a triagem dos pacientes será realizada a partir dos atendimentos ambulatoriais da instituição. Já os encaminhamentos de outros estados serão coordenados pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade.

“Projetamos que a maior demanda será nas áreas de quadril, joelho e tumores ósseos. A expectativa é que aconteçam até dois transplantes ao mês. Essa quantidade é em virtude de que não podemos realizar um procedimento sem prestar contas do anterior. E esse processo leva em média 15 dias”, salientou o responsável técnico pelos transplantes ósseos do HC, Adriano Ferreira.

As cirurgias de transplantes ósseos serão seguidas de acompanhamento pós-transplantes nos ambulatórios do HC-UFTM/Ebserh, no caso da região. Já os oriundos de outros estados, após as altas, serão referenciados para serviços de saúde dos locais de origem, com as orientações de cuidados pós-operatórios.

Rede Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011. Atualmente, administra 40 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Por conta disso, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Ebserh
Redação

Posts Recentes

Newton Paiva lança nova pós-graduação EAD com mais de 80 opções de cursos

Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…

3 anos atrás

Colégio Sesc Contagem oferece vagas gratuitas para 2022

Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…

3 anos atrás

Newton Paiva se destaca em competição que avalia ecossistema de inovação das IES

A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…

3 anos atrás

Projeto universitário pioneiro ajuda na reabilitação de pacientes com lesões faciais

Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…

3 anos atrás

Instituto oferece 292 bolsas de estudo para Ensino Médio em escolas de Minas Gerais

Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…

3 anos atrás

Consultoria ambiental abre vaga de estágio para estudantes de Geologia ou Geografia

Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…

3 anos atrás

Thank you for trying AMP!

We have no ad to show to you!