Hospital universitário mineiro fará transplantes ósseos pelo SUS - Mais Educação

Hospital universitário mineiro fará transplantes ósseos pelo SUS

Procedimento vai beneficiar pacientes da região Triângulo Sul, composta por 27 municípios

  • por em 21 de fevereiro de 2020
HC-UFTM é autorizado a iniciar captação e transplantes ósseos

(Foto: João Pedro Vicente/HC-UFTM)

Os 27 municípios do Triângulo Sul de Minas Gerais vão poder se beneficiar de mais procedimentos especializados em saúde. O Hospital de Clínicas da Universidade Federal do Triângulo Mineiro (HC-UFTM), vinculado à Rede Ebserh, foi autorizado pelo Ministério da Saúde a captar e transplantar tecidos musculoesqueléticos, como ossos, tendões e ligamentos.

“Essa é uma grande conquista para a saúde local e pode impactar positivamente a vida de pessoas que sofreram perdas ósseas decorrentes de tumores, precisam trocar próteses ou possuem deformidades congênitas e de coluna”, afirmou o coordenador da Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes do HC, Ilídio Antunes Júnior.

Até o momento, dois pacientes já estão aptos a receber os tecidos e serão transplantados a partir de material processado pelo Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (Into), no Rio de Janeiro. A primeira cirurgia será realizada em março.

Como funcionará os transplantes ósseos

De acordo com informações da Rede Ebserh, a triagem dos pacientes será realizada a partir dos atendimentos ambulatoriais da instituição. Já os encaminhamentos de outros estados serão coordenados pela Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade.

“Projetamos que a maior demanda será nas áreas de quadril, joelho e tumores ósseos. A expectativa é que aconteçam até dois transplantes ao mês. Essa quantidade é em virtude de que não podemos realizar um procedimento sem prestar contas do anterior. E esse processo leva em média 15 dias”, salientou o responsável técnico pelos transplantes ósseos do HC, Adriano Ferreira.

As cirurgias de transplantes ósseos serão seguidas de acompanhamento pós-transplantes nos ambulatórios do HC-UFTM/Ebserh, no caso da região. Já os oriundos de outros estados, após as altas, serão referenciados para serviços de saúde dos locais de origem, com as orientações de cuidados pós-operatórios.

Rede Ebserh

A Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh) foi criada em 2011. Atualmente, administra 40 hospitais universitários federais. Como hospitais vinculados a universidades federais, essas unidades têm características específicas: atendem pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) e apoiam a formação de profissionais de saúde e o desenvolvimento de pesquisas. Por conta disso, os hospitais universitários são campos de formação de profissionais de saúde. Com isso, a Rede Ebserh atua de forma complementar ao SUS.

Com informações da Assessoria de Comunicação Social do MEC e da Ebserh

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
984
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments