Um grupo de professores e alunos da Faculdade Pitágoras em Ipatinga é responsável por uma descoberta inédita para combater bactérias causadoras da infecção do trato urinário (ITU). O estudo foi conduzido dentro dos laboratórios da instituição, em que se identificaram extratos com atividade antimicrobiana a partir das polpas de seriguela, umbu e cupuaçu, ou seja, capazes de inibir o desenvolvimento dessas bactérias.
“De modo geral, as polpas de frutas são menos investigadas do que extratos de folhas ou raízes, e as polpas da seriguela, umbu e cupuaçu nunca haviam sido investigadas para este fim. Neste estudo, descobrimos que a atividade antimicrobiana dos extratos das polpas se dá graças à presença de moléculas ativas como os flavonoides. Se os extratos forem funcionais e potentes também em outras etapas, como teste em animais e pacientes doentes, podem ser utilizados futuramente no desenvolvimento de medicamentos”, explica Marcus Vinicius Dias Souza, professor do curso de Farmácia da Pitágoras Ipatinga, que liderou a pesquisa. “Também constatamos atividade antioxidante dos extratos, um benefício importante para o organismo”, acrescenta.
O estudo, transformado em artigo científico, foi publicado pela revista Biointerface Research in Applied Chemistry, vinculada à Universidade Politécnica de Bucareste (Romênia).
“A faculdade Pitágoras nos abriu as portas para realizar pesquisas científicas que buscam trazer avanços não só na área acadêmica, mas também para a sociedade em que a instituição está inserida. Os resultados foram satisfatórios também por incluir dois alunos do curso de farmácia da faculdade, que foram responsáveis pela parte prática, tendo a oportunidade de participar de todas as etapas de um estudo inédito. Além disso, os alunos participam ativamente da redação do artigo, algo complexo até para pesquisadores mais experientes. O estudo obteve reconhecimento da comunidade científica internacional, sendo uma ponte já para o Mestrado”, destaca o professor.
Lorena Kimberly Alcântara (9º semestre) e Luiz Felipe Machado (7º semestre), foram os autores principais do artigo sobre a investigação com as polpas de seriguela, umbu e cupuaçu. A pesquisa foi realizada ao longo de 2019, são muitas horas dentro do laboratório realizando todas as etapas. “A partir deste processo, é necessário filtrar os dados com base no objetivo da pesquisa e selecionar quais as informações necessárias para provar que as polpas têm agentes antimicrobianos”, explica Lorena Kimberly Alcântara. Considerando 3h/dia, teriam sido 45 horas ininterruptas apenas de experimentos dentro dos laboratórios da Pitágoras.
“A literatura científica reporta que as opções existentes para o tratamento de doenças infecciosas de origem bacteriana estão cada vez menos eficazes, em virtude da capacidade das bactérias de alterarem seus códigos genéticos e criarem mecanismos de resistência a estes fármacos, mesmo que em grandes quantidades. Nota-se um aumento considerável, nos últimos 10 anos, de pesquisas sobre a chamada ‘Era pós-antibiótica’, em que mesmo as infecções consideradas simples podem não ser tratadas em virtude da falta de antimicrobianos eficazes”, diz Lorena.
Segundo a Sociedade Brasileira de Nefrologia (SBN), quando há quantidades superiores a 100.000 unidades de colônias bacterianas por mililitro de urina (ufc/ml), tem presença de infecção do trato urinário. Essa pode apresentar sintomas ou não e, nesse último caso, recebe o nome de “bacteriúria assintomática”.
A infecção do trato urinário (ITU) é patologia extremamente frequente, que ocorre em todas as faixas etárias. Na vida adulta, a incidência de ITU se eleva e o predomínio no sexo feminino se mantém, com picos de maior acometimento no início ou relacionado à atividade sexual; durante a gestação ou na menopausa, de forma que cerca de 50% a 80% das mulheres terão ao menos um episódio de ITU na vida e 15%, ao menos uma ao ano.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…