Com o objetivo de reforçar a importância de a comunidade escolar participar na difusão de um novo modelo relativo ao ser humano, à vida, à sociedade e à relação com a natureza, como é proposto na encíclica 215, escrita pelo Papa Francisco, o colégio mineiro Santo Agostinho, em conjunto com a Sociedade Inteligência e Coração (SIC), mantenedora do Colégio e das obras sociais agostinianas, tem trabalhado para que a formação, na perspectiva da ecologia integral, seja um compromisso.
Para divulgar as várias iniciativas de ecologia integral realizadas pela Instituição, a SIC lançou, na última semana, o site “Ecologia Integral: o futuro do planeta em nossas mãos”: https://ecologiaintegral.santoagostinho.com.br/ .
O e-book com o detalhamento das ações está disponível para download. As ações estão em sintonia com o chamado do Papa Francisco na Carta Encíclica Laudato Si´ (Louvado Seja), que faz um apelo à mudança de mentalidade e à unificação global para combater a degradação ambiental e as alterações climáticas.
“Essa consciência pela necessidade de cuidar da terra, nossa casa comum, é algo relativamente recente e a SIC com todas as suas Unidades educativas tem trabalhado intensamente para difundir o cuidado e a responsabilidade com a natureza e com a vida. Convidamos todos a conhecerem esses passos que demos ao longo dessa nossa história recente e também com o convite do Papa Francisco, para que nós consideremos essas atividades como essenciais, como um projeto de evangelização e de educação”, destaca o Frei Luiz Antônio Pinheiro, presidente da SIC.
No site, é possível conhecer as diversas ações realizadas nos últimos anos, como as experiências dos freis agostinianos em São Félix do Araguaia (MT), a criação do Grupo de Trabalho de Envolvimento e Iniciativa Ambiental (GTEIA) e seus desdobramentos, as certificações obtidas pelas Unidades, entre outras iniciativas. Já no e-book, além de saber um pouco mais sobre as ações, também estão disponíveis leituras complementares que visam ampliar os conhecimentos sobre a importância de cuidar da “nossa casa comum”.
“Sabemos que as crianças e jovens que estão nas escolas e que serão os adultos de 2050 não vão comer, vestir, consumir, deslocar, trabalhar e viver como atualmente. Algo precisa mudar, e rápido. Que a leitura desse material sirva de inspiração para quem ainda não se colocou a caminho e para aqueles que já estão na caminhada”, ressalta Aleluia Heringer, líder de Sustentabilidade da SIC e diretora do Colégio Santo Agostinho.
Além de serem totalmente on-line, as novas especializações oferecem certificados intermediários para enriquecer o currículo…
Candidatos devem passar por um processo de análise de documentos e os aprovados seguem para…
A competição é uma iniciativa da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico de Minas Gerais…
Participantes do grupo de extensão do Centro Universitário Newton Paiva adaptam manequim para facilitar a…
Para participar do processo, é preciso estar no 9º ano do Ensino Fundamental II em…
Carste Ciência Ambiental está selecionando estudantes no 7º período que residam na Região Metropolitana de…