Ensino de línguas como acolhimento de refugiados é tema de livro da UFMG - Mais Educação

Ensino de línguas como acolhimento de refugiados é tema de livro da UFMG

Obra descreve experiências com o ensino de línguas para imigrantes e refugiados desenvolvido em várias partes do mundo

  • por em 3 de junho de 2019

Será lançado, nesta terça-feira (04/06), um livro com uma temática inédita e extremamente importante do ponto de vista do resgate da cidadania: Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo. A obra descreve experiências com o ensino de línguas para imigrantes e refugiados desenvolvido em várias partes do mundo.

O lançamento será na Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, no campus Pampulha, a partir das 17 horas.

Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo foi organizado pelos professores Luciane Corrêa Ferreira, da Faculdade de Letras da UFMG, Cristina Perna, da PUC-RS, Ricardo Gualda, da Universidade Federal da Bahia (UFBA), e Eulália Vera Lúcia Fraga Leurquin, da Universidade Federal do Ceará (UFC). 

De acordo com o portal da UFMG, a proposta do livro surgiu durante viagem de Luciana à Turquia, em 2018.

“Resolvi aproveitar que estava relativamente perto da Grécia para conhecer a experiência de duas colegas que trabalham com o acolhimento, principalmente de crianças sírias e afegãs”, conta a professora na apresentação do livro. Além das experiências, a obra aborda os diversos aportes teóricos utilizados para estudar o tema.

Ainda segundo o portal, os capítulos foram escritos por professores de universidades sediadas em lugares que concentram grande número de imigrantes e refugiados. São 14 as experiências relatadas.

Do Brasil, estão descritos, por exemplo, trabalhos de preparação de imigrantes para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), no âmbito do Programa Pró-imigrantes da UFMG, de autoria de Desireé de Almeida Oliveira, e de literatura popular em projeto de ensino de português para haitianos, de autoria de Laura Gomes e Larissa Paula Tirloni.

Do exterior, há relatos de projetos na Finlândia, na Alemanha, na Espanha, no Chile e na Grécia. Com esses relatos, os organizadores da obra esperam oferecer elementos para a compreensão da língua como instrumento de acolhimento, motivando a atividade docente.

Serviço
Livro: Língua de acolhimento: experiências no Brasil e no mundo
Data: 04 de junho
Local: Faculdade de Letras (Fale) da UFMG, no campus Pampulha
Hora: A partir das 17 horas
Preço: R$ 50,00
Com informações do Portal da UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
608
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments