Encontro sobre educação pública discute parceria entre municípios e estado

O evento, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho, reúne representantes das secretarias municipais de educação de todo o estado

  • por em 13 de junho de 2019

(Foto: Geanine Nogueira/Secretaria de Educação de MG)

O 26º Fórum Estadual da União Nacional dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime) tem como tema “União, Estado e Municípios. Parceria e gestão em rede: sustentabilidade e êxito da educação pública”. O evento, que acontece entre os dias 11 e 13 de junho, reúne representantes das secretarias municipais de educação de todo o estado e contou com a presença da secretária de Estado de Educação de Minas Gerais, Julia Sant’Anna, na abertura. Ao longo dos três dias do Fórum estão previstas palestras, debates, mesas redondas e oficinas.

A presidente da Undime e Dirigente Municipal de Educação de Oliveira, Andreia Pereira da Silva, destacou a importância da ação para a troca de experiência entre os gestores. Segundo ela, a participação expressiva é sinal de reconhecimento dos resultados positivos desse encontro que proporciona trocas de experiências relevantes.

Um exemplo de parceria entre o estado e os municípios mineiros é na implementação do Currículo Referência Minas Gerais, que foi elaborado em parceria com a Undime e homologado em dezembro de 2018. Segundo a secretária Julia Sant’Anna, pouco mais de 50% das prefeituras indicaram seus representantes para participarem das formações. Ainda assim, o desafio do estado é ampliar a participação dos municípios.

Minas Gerais é uma das grandes lideranças da implementação da Base Nacional Comum Curricular (BNCC) no Brasil. O nosso Currículo Referência Minas Gerais, que foi construído com a ajuda de todos, é modelo para outros estados.

Implementação do Currículo Referência Minas Gerais

O ano de 2019 é dedicado à formação dos educadores e gestores das escolas municipais e estaduais. Nessa etapa o trabalho conjunto entre estado e município é fundamental. Para dar andamento às ações, as prefeituras deverão indicar, até o dia 15 de junho, os nomes dos articuladores locais. Eles organizarão as formações locais, fazendo interlocução entre as equipes regionais e municipais. A indicação deve ser feita por meio do preenchimento do formulário eletrônico disponível no link:https://forms.gle/A3REAf9hmDB4miyx5.

Com informações da Secretaria de Educação de Minas Gerais

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
1 0
Views:
841
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments