Evento vai discutir cultura escrita digital no contexto da alfabetização

Evento será realizado em 25 de junho; inscrições para participar estão abertas

  • por em 19 de junho de 2019

(Foto: freepik.com)

As inscrições para o próximo Ceale Debate, que acontece no dia 25 de junho, já estão abertas. As conferências são abertas ao público e gratuitas. Nessa edição, o evento vai receber a professora da Faculdade de Educação da UFMG, Mônica Araújo, para tratar do tema Cultura escrita digital em sala de aula de alfabetização.

O debate será das 19h30 às 21h30, no Auditório Neidson Rodrigues, na Faculdade de Educação, campus Pampulha. As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas pelo formulário disponível em: http://bit.ly/cealedebate25-06-19. Mais informações pelo e-mail cealedebate@gmail.com ou pelo telefone (31) 3409-5334.

A professora vai abordar a repercussão que a cultura escrita digital, por meio das diversas ferramentas, ambientes, gêneros e mídias, promove no processo de apropriação do sistema de escrita alfabético. Um dos objetivos é auxiliar os professores a vislumbrarem ações pedagógicas que contemplem seus usos em sala de aula para que as crianças se envolvam em práticas de leitura e escrita nestes contextos de uso.

Mônica Daisy Vieira Araújo, palestrante da edição, é pesquisadora do Centro de alfabetização, leitura e escrita (Ceale) e coordenadora do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre Cultura Escrita Digital (NEPCED/UFMG). A professora realiza pesquisas sobre leitura e escrita digital, alfabetização e letramento, leitura literária digital e formação de professores alfabetizadores.

O Ceale Debate é um ciclo de conferências que acontece mensalmente e tem como público-alvo professores alfabetizadores, educadores e estudantes de cursos de graduação envolvidos com o ensino e o aprendizado da leitura e da escrita. O objetivo do projeto é possibilitar a socialização de experiências pedagógicas e resultados de pesquisas e alimentar processos de formação autônomos e permanentes.

Com informações da Assessoria de Imprensa da UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
52
Categorias:
Notícias