O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) irá selecionar certificadores para trabalhar na aplicação das provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). A seleção vai de 3 a 22 de julho.
Mas, atenção: as vagas são para servidores públicos federais e professores das redes públicas de ensino estaduais e municipais. O pagamento é de R$ 342 (R$ 28,50 por hora cumprida) e o trabalho será remunerado por gratificação ou auxílio, a depender da carreira do concursado ou do professor selecionado.
Os interessados em desempenhar a função poderão se inscrever pelo sistema ou pelo aplicativo da Rede Nacional de Certificadores (RNC). Antes da inscrição, é necessário fazer um cadastro pela internet. Somente após essa etapa é que o candidato fica habilitado a se inscrever na RNC. Aqueles que realizaram o cadastro em anos anteriores poderão atualizar as informações pessoais.
Fique atento aos critérios de seleção
Além de ser servidor público federal ou professor da rede pública, o interessado também precisa:
- ter formação mínima em ensino médio;
- não estar inscrito como participante do Enem 2019;
- não ter cônjuges/companheiros ou parentes — em linha reta, colateral ou por afinidade de até terceiro grau — inscritos no Enem 2019;
- não ter vínculo com as atividades do processo logístico de elaboração, impressão, distribuição e aplicação ou de observação da aplicação do Enem e nem com o processo de correção da redação.
Com informações do MEC
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.