Programação especial de férias no Espaço do Conhecimento UFMG - Mais Educação

Programação especial de férias no Espaço do Conhecimento UFMG

Entre 16 a 28 de julho toda a família pode se divertir com várias atividades gratuitas; apenas entrada no Planetário é paga

  • por em 17 de julho de 2019

(Imagem: divulgação)

As férias de julho chegaram e o Espaço do Conhecimento UFMG oferece uma programação para lá de especial para toda a família se divertir com oficinas sobre astronomia, contação de histórias, brincadeiras e passeios diferentes pelas exposições. As atividades acontecem de 16 a 28 de julho.

Para quem quiser aliar diversão ao conhecimento, o lugar é uma ótima opção. Para os pequenos com seis anos ou mais que gostam de astronomia, o espaço oferece a oficina Um dia de astronauta. Nela, os participantes estão convidados a vivenciar alguns passos do treinamento obrigatório para quem se lança para fora Terra, além de descobrir curiosidades sobre as missões espaciais e os astronautas. Essa oficina acontece nos dias 16 e 18 de julho, sempre às 15h.

E nessa viagem em busca do conhecimento, a Lua, onde o ser humano pousou a exatos 50 anos, não podia ficar de fora. Dia 27, às 14h, o espaço oferece a oficina Em Contos da Lua. Nela, os visitantes conhecerão como os diferentes povos veem o satélite natural, encarado de variadas formas ao longo da história humana. A classificação é livre e a entrada é gratuita.

Nessa programação especial é possível conhecer o espaço sideral sem entrar em um foguete. O Planetário exibirá sessões diárias na programação de férias, com projeções que abordam o sistema solar, a Lua, as constelações e a relação de algumas culturas com o céu. Todos os dias haverá uma exibição infantil. Única atividade paga do museu, a entrada no Planetário custa R$ 6,00 (inteira) e R$ 3,00 (meia). A política de gratuidade pode ser consultada aqui.

Uma ótima opção nestas férias: brincar a aprender

Na Fábrica de superpoderes, a criançada vai poder fantasia sobre quais poderes gostaria de ter por meio de um jogo muito divertido. A meninada vai criar super-heróis com dons bem especiais. A partir disso, serão produzidas cartas para um jogo. A atividade está marcada para 25 de julho, às 15h, e é indicada para maiores de seis anos. A entrada é gratuita.

Os mundos indígenas também estão na programação. A oficina (Des)Encaixando, com foco nos povos Ye’kwana, Yanomami, Xakriabá, Tikmu’un e Pataxoop, apresenta a diversidade indígena a partir de quebra-cabeças. Na sequência, uma contação de histórias apresenta a trajetória de cada uma dessas comunidades. A atividade acontece nos dias 24 e 26 de julho, às 15h. Para participar, basta retirar uma senha gratuita na recepção do museu.

Sobre loucura e sanidade

A história de Antônio Montalvão, prefeito por duas vezes de Montalvânia, cidade do Norte de Minas, considerado lunático por alguns e inteligente por outros, será pauta de debate com os mediadores do museu na atividade Histórias de Montalvânia. Suas ações levantam questionamentos sobre o limite da normalidade, o que é sanidade e como ela é uma construção social.

A atividade acontece no dia 23 de julho, às 15h, e no dia 27, às 18h15. Podem participar pessoas com dez anos ou mais. O Espaço também abriga uma réplica do sítio arqueológico de Montalvânia, onde cientistas encontraram pinturas rupestres nesse pequeno município de 15 mil habitantes.

A importância da energia e do movimento

A criançada também vai poder aprender sobre os propulsores de nossas ações na Terra: energia e movimento, suas perspectivas sociais, históricas e científicas. Uma parceria com a Petrobras, a mostra é palco de dois percursos da programação de férias no museu. 

Caminhos do Movimento: força convida o público a explorar a ligação de variadas dinâmicas humanas com a força. A oficina acontece no dia 21 de julho, às 15h. Já no dia 28, também às 15h, os visitantes fazem o percurso Caminhos no Movimento: latência. A classificação é a partir de sete anos e a participação é gratuita.

Com informações da Assessoria de Imprensa UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
387
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments