Será realizado, nos dias 30 e 31 de agosto, o II Congresso de Mulheres na Ciência (CMC) da UFMG, destinado a todo público que se identifique com a temática. Os debates acontecem no Centro de Atividades Didáticas 2 (Cad 2), campus Pampulha, das 8h às 18h30.
O evento está com inscrições abertas no site do Sympla e o edital para submissão de trabalhos também já está aberto. O resumo da proposta, juntamente com o comprovante de inscrição, deverá ser enviado para o e-mail cmcufmg@gmail.com até 25 de julho.
Nesta edição, o congresso visa abordar as diferentes formas por meio das quais o cenário atual da ciência pode melhorar para incluir, valorizar e inspirar as mulheres de forma igualitária.
Também é objetivo do evento criar um espaço de convivência e confiança e estimular o estabelecimento de relações entre os participantes e as convidadas para formar uma rede de apoio que continue a existir e atuar após o Congresso.
O congresso trará mulheres importantes no cenário nacional de ciência para apresentarem seus projetos. Os participantes terão a oportunidade de fazer contatos acadêmicos e profissionais em um happy hour de encerramento organizado pela coordenação do evento.
Conheça as palestrantes convidadas e a programação completa no site do evento.
Organização feminina
Cinco mulheres do curso de graduação de Ciências Biológicas da UFMG organizaram a primeira edição do CMC. A iniciativa, com foco nas ciências biológicas e exatas, teve como proposta divulgar o trabalho de pesquisadoras da unidade acadêmica e do Instituto de Ciências Exatas, além de trazer a discussão do papel da mulher na academia. Temas como Mulheres Apagadas na Ciência, Maternidade na Academia, Mulheres Negras na Ciência e O Machismo nas Ciências Exatas foram discutidos.
Na segunda edição do congresso, as criadoras sentiram a necessidade de abranger todas as áreas científicas e promover um evento mais diverso, tanto nas discussões quanto na composição da Comissão Organizadora, que conta com mulheres estudantes de graduação e pós-graduação de ciências biológicas, matemática, medicina, medicina veterinária e letras.
Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMG
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.