Realizada pela Diretoria de Relações Internacionais (DRI) da UFMG, a Semana de Orientação do Estudante Internacional da UFMG vai reunir aproximadamente 100 estudantes de diferentes países da África, América do Sul, América do Norte, América Central, Ásia e Europa entre os dias 31 de julho e 2 de agosto.
O objetivo é oferecer aos alunos estrangeiros que ingressam na Universidade no segundo semestre de 2019 atividades de acolhimento, com sessões de orientação, um tour pelo campus e testes de língua portuguesa.
A semana também tem o intuito de orientar os estudantes internacionais em relação à cultura acadêmica da UFMG e à dimensão intercultural e social da vivência em outro país. A programação inclui apresentações sobre a UFMG, a cidade de Belo Horizonte, além de discutir a questão do choque cultural, dentre outros temas importantes para a acolhida dos estudantes.
Por meio de acordos bilaterais firmados entre a UFMG e instituições estrangeiras, ou por meio de programas específicos, tais como programa Escala, Erasmus, Marca e Brafitec, os alunos estrangeiros ingressam na UFMG.
Estudantes da UFMG – conhecidos como padrinhos e madrinhas do Programa de Apadrinhamento da DRI – acompanham os alunos estrangeiros ao longo do semestre com o objetivo de apoiá-los nas dimensões acadêmica e social de suas vivências em Belo Horizonte.
Padrinhos e madrinhas têm como função participar de eventos, apresentar as unidades acadêmicas da UFMG, ajudar a planejar a matrícula e sugerir programação para finais de semana e feriados. Cada estudante estrangeiro poderá ter, no mínimo, um padrinho e/ou madrinha.
Outras informações podem ser obtidas no Setor de Acolhimento da DRI, via e-mail acolhimento@dri.ufmg.br.
Com informações da Assessoria de Comunicação da UFMG
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.