Faculdade de Odontologia da UFMG oferece cursos de capacitação

São diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização para acadêmicos e profissionais de Odontologia

  • por em 26 de julho de 2019

(Foto: freepik.com)

Independente da profissão escolhida, sempre é bom investir na capacitação e aperfeiçoamento para se ter um diferencial e buscar melhores colocações no mercado de trabalho. Para os acadêmicos e profissionais de Odontologia, a Faculdade de Odontologia (FAO) da UFMG está oferecendo diversos cursos de aperfeiçoamento e atualização, além de cursos de férias e de iniciação profissional.

Os de aperfeiçoamento são para profissionais no exercício da profissão e têm carga horária mínima de 180 horas: Odontopediatria e Reabilitação Oral. Já os cursos de atualização, são para aqueles que querem rever e aprimorar suas atividades, além de interagir com profissionais da área e duram, em média, de 30 a 60 horas. Nessa modalidade, estão em oferta os cursos de Odontopediatria, de Patologia, Estomatologia e Radiologia Odontológicas, de Cirurgia Oral Menor e de Placas Oclusais, sendo esse último um curso de férias.

Os cursos de iniciação profissional são de curta duração, no máximo 160 horas, que preparam o aluno para desenvolver funções básicas e de baixa complexidade no mercado de trabalho. As aulas são focadas em conhecimentos específicos para garantir que o aluno desenvolva as competências iniciais de uma determinada qualificação. Nessa modalidade, é oferecido o curso de Auxiliar de Saúde Bucal.

Odontopediatria

Estão abertas, até o dia 26 de setembro, as matrículas para o II Curso de aperfeiçoamento/atualização em odontopediatria. A proposta é voltada para cirurgiões dentistas, com conteúdo teórico e prático, por meio de atendimento a pacientes. São ofertadas 20 vagas. O curso visa oferecer aos profissionais condições científicas, teóricas e práticas para fazer o diagnóstico, planejamento e tratamento dos pacientes infantis, assim como suprir, em parte, a carência no que se refere à assistência de crianças com condições bucais de alta complexidade.

Com periodicidade quinzenal, o curso será realizado de 26 de setembro de 2019 a 19 de junho de 2020, com carga horária de 185 horas/aula, sendo 100 horas de aulas teóricas e 85 horas práticas. As aulas serão realizadas às quintas-feiras, das 14h às 18h, e sextas-feiras, das 8h às 18h. Mais informações pelo site do Centro de Extensão (Cenex) da FAO.

Reabilitação Oral

O curso de aperfeiçoamento em Reabilitação Oral – Casos Avançados visa habilitar profissionais de Odontologia com interesse em aprofundar e atualizar seus conhecimentos teóricos, laboratoriais e clínicos em reabilitação oral com próteses fixas convencionais e sobre implantes.

Voltado para cirurgiões dentistas, trata-se de um curso teórico e prático com atendimento de pacientes. São 20 vagas em oferta, com periodicidade quinzenal. As matrículas podem ser feitas até 2 de setembro, pela internet.

As aulas serão ministradas do dia 2 de setembro de 2019 a 26 de fevereiro de 2021, sendo as aulas práticas às segundas-feiras, das 8h às 12h e das 14h às 18h (320 horas), e as aulas teóricas às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30 (40 horas). A carga horária é de 360 horas/aula.

Patologia, Estomatologia e Radiologia Odontológicas

Voltado para o diagnóstico clínico, radiográfico, histopatológico e tratamento das patologias buco-maxilo-faciais, o curso visa atualizar os conhecimentos dos alunos no âmbito da Patologia, Estomatologia e Radiologia Odontológicas, para reconhecimento dos sinais e sintomas das patologias da cavidade oral, na busca de diagnósticos precisos, bem como tratamento e/ou encaminhamentos adequados. O aluno poderá conhecer, por meio da observação, os avanços recentes no que diz respeito à nomenclatura e etiopatogenia das lesões e dos exames complementares, além de exercitar o estabelecimento dos diagnósticos diferenciais entre as doenças com manifestações clínicas semelhantes.

As inscrições podem ser feitas de 22 de julho a 22 de agosto pela internet. A Turma I terá aulas de 20 de agosto a 26 de novembro, às terças-feiras, das 8h às 12h, e a Turma II de 22 de agosto a 28 de novembro, às quintas-feiras, das 8h às 12h. Com carga horária de 60 horas, são oferecidas seis vagas.

Cirurgia Oral Menor

Destinado a cirurgias de pequeno porte executadas na rotina odontológica, o curso é dirigido para o aprendizado da Cirurgia Oral Menor. Por meio de seus objetivos, visa proporcionar aos alunos atualização dos conhecimentos teóricos e maior treinamento prático sobre os aspectos relacionados a pequenas cirurgias ambulatoriais.

O curso é destinado a cirurgiões dentistas e alunos de graduação do último ano de Odontologia, sendo teórico e prático, com atendimento de pacientes. A periodicidade é semanal e carga horária de 110 horas. São ofertadas 44 vagas. As inscrições podem ser feitas até o dia 7 de agosto, pelo site. As aulas serão de 7 de agosto a 27 de novembro, para a Turma I, às quartas-feiras, sendo as aulas práticas das 13h às 16h e as teóricas das 18h às 21h. A Turma II terá aulas práticas às terças-feiras, das 8h às 11h, e as aulas teóricas às quartas-feiras, das 18h às 21h.

Placas Oclusais

O curso de férias Placas Oclusais visa estudar, planejar, indicar e executar as técnicas laboratoriais de confecção e ajustes das placas oclusais. Além isso, capacitar os participantes a montar os modelos em articulador semiajustável, encerar e ajustar as placas oclusais. A capacitação é pautada em atividades teóricas e laboratoriais, com aulas expositivas e laboratório com prática, mediante demonstração e orientação dos professores.

Destinado a acadêmicos de Odontologia do último período, cirurgiões dentistas e alunos de pós-graduação, o curso teórico e laboratorial oferece 40 vagas. As inscrições podem ser feitas de 24 de setembro a 23 de novembro. O período de realização do curso é de 25 a 28 de novembro, de segunda a quinta-feira, das 8h30 às 18h, com carga horária de 32 horas.

Os cursos de férias se realizam no período de recessos escolares, são oferecidos para profissionais e demais interessados que desejam melhorar seus conhecimentos e atualizá-los. Tais cursos são investimentos de baixo custo, carga horária variável e de grande valia, já que enriquecem o currículo.

Grade para avaliação da certeza da evidência

Com o objetivo de capacitar os pesquisadores e clínicos para aplicar o Grade (GRADing of Recommendations, Assessment, Development, Evaluation) para avaliar a certeza da evidência científica proveniente de estimativas de revisões sistemáticas, o curso é voltado para pesquisadores, docentes e discente da graduação e pós-graduação da área da saúde, em qualquer área do conhecimento e qualquer nível de formação, com conhecimento em revisões sistemáticas e interessados em aprender o método Grade.

Durante a capacitação, serão ensinados os domínios do Grade com exercícios práticos: risco de viés, inconsistência, evidência indireta, imprecisão, viés de publicação, efeito dose-resposta, efeito de grande magnitude, efeito residual de confundidores. O curso teórico e prático oferece 30 vagas, será realizado no dia 23 de agosto, das 8h às 12h e das 14h às 18h, com carga horária de 8 horas. As inscrições podem ser feitas pela internet. As vagas serão preenchidas por ordem de inscrição.

Auxiliar de Saúde Bucal

O curso de qualificação profissional visa a formação de auxiliares em saúde bucal para atuação no sistema público e privado. Voltado para candidatos com ensino fundamental e com idade igual ou acima dos 17 anos, visa qualificar os interessados para que possam ingressar no mercado de trabalho integrando as equipes odontológicas.

As inscrições podem ser feitas até o dia 31 de julho, na Fundação de Desenvolvimento da Pesquisa (Fundep), na Praça de Serviços da UFMG no campus Pampulha, das 8h às 17h, ou pelo site. São ofertadas 60 vagas. O curso é teórico, laboratorial e prático, será realizado de segunda a sexta-feira, das 18h30 às 21h, do dia 3 de agosto a 7 de dezembro, com carga horária de 300 horas/aula (240 horas teóricas/práticas e 60 horas de estágio). O estágio será de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h, no mínimo 16 horas na semana.

Documentos necessários para matrícula: cópia RG, cópia CPF, comprovante de residência, declaração de cursando ou de conclusão do ensino fundamental ou médio, currículo, 1 foto ¾, assinatura das Normas Regimentais em 2 vias, comprovante de pagamento da matrícula.

Com informações da Assessoria de Imprensa UFMG

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 1
Views:
808
Categorias:
Notícias
Subscribe
Notify of
guest
0 Comentários
Inline Feedbacks
View all comments