O Ministério da Cidadania firmou um acordo com o Serviço Social da Indústria (Sesi) para oferecer cursos gratuitos profissionalizantes, com objetivo de facilitar a inserção no mercado de trabalho de jovens de 18 a 29 anos. O acordo também prevê aulas de reforço em português e matemática.
Segundo o Ministério, os cursos vão contemplar 800 mil jovens ao longo dos próximos quatro anos e a estimativa é que eles beneficiem 44.318 jovens da Região Norte; 99.342, do Nordeste; 147.551, do Sul; 461.072, do Sudeste; e 47.717, no Centro-Oeste.
O atendimento será feito de forma progressiva. Ainda este ano, a expectativa é de que o projeto chegue a 100 mil jovens. Como critério de participação, será exigida a inscrição no Cadastro Único para Programas Sociais. No preenchimento das vagas, terão prioridade os jovens que não estudam nem trabalham.
O plano de aulas será composto por módulos de 100 horas. Além da carga horária da disciplina, serão ministrados conteúdos relacionados ao desenvolvimento das habilidades socioemocionais, que totalizarão 200 horas.
** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.