Oito dicas para escrever um bom texto

Especialista compartilha, com exclusividade para o portal, várias dicas de como fazer um bom texto

(Foto: Freepik.com)

Em vários exames, vestibulares e concursos, a redação é uma das questões que costuma assustar os candidatos. Por isso, a reportagem do portal Mais Educação ouviu a professora Carolina Archer, cofundadora da Athena Educação em Linguagem, que compartilha várias dicas de como fazer um bom texto, confira.

  1. Sempre faça o planejamento do texto antes do rascunho. É preciso saber cada parte do texto antes mesmo de começar a escrevê-lo.
  2. Comece pensando no desenvolvimento do seu texto, nos argumentos, assim ficará mais fácil elaborar a tese.
  3. Para ter repertórios para os temas, organize as informações por eixos – como educação, saúde e meio ambiente – assim você pode usar a mesma informação para temas diferentes que se assemelham.
  4. Coloque apenas um argumento por parágrafo de desenvolvimento. Desenvolva-o e sustente-o, assim você evita sobreposição de ideias.
  5. Evite fórmulas textuais. Quanto mais autoral e mais relacionado com o tema for o seu texto, melhor.
  6. Atenção a todas as palavras que compõem o tema e aos textos motivadores. Deixar passar alguma informação pode acarretar erros graves como tangenciamento e fuga.
  7. Faça um checklist da proposta de intervenção: agente, ação, meio, detalhamento, finalidade.
  8. Atenção ao uso adequado dos conectivos ao longo do texto e evite repetições sistemáticas de um mesmo articulador textual.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
282
Categorias:
Notícias