Inscrições para o Enade terminam nesta sexta, 30

As inscrições dos estudantes concluintes devem ser feitas pelos coordenadores dos cursos

  • por em 27 de agosto de 2019

(Imagem: divulgação/INEP)

Terminam nesta sexta-feira, 30, as inscrições edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade). As inscrições dos estudantes concluintes devem ser feitas pelos coordenadores dos cursos de graduação.

O exame, promovido pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), do Ministério da Educação (MEC), é obrigatório para estudantes que irão se formar entre os dias 1º de setembro de 2019 e 31 de julho de 2020, nos seguintes cursos: Agronomia, Arquitetura e Urbanismo, Biomedicina, Educação Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos, Engenharia de Computação, Engenharia de Produção, Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica, Engenharia Florestal, Engenharia Mecânica, Engenharia Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina Veterinária, Nutrição, Odontologia e Zootecnia.

Os alunos que necessitarem de atendimento específico, especializado ou fazer a prova com nome social devem fazer o pedido on-line. Todos os procedimentos são feitos exclusivamente pela internet, por meio do Sistema Enade.

O estudante inscrito que não comparecer ao Exame ou deixar de preencher o Questionário do Estudante fica em condição irregular junto ao Enade, sendo impedido de colar grau e de receber o diploma.

O que é o Enade

O Enade avalia o rendimento dos concluintes dos cursos de graduação, em relação aos conteúdos programáticos, habilidades e competências adquiridas em sua formação. O exame é componente curricular obrigatório. A primeira aplicação do Enade ocorreu em 2004 e a periodicidade máxima da avaliação é trienal, para cada área do conhecimento.

O objetivo do Exame é avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos de graduação, o desenvolvimento de competências e habilidades necessárias ao aprofundamento da formação geral e profissional, além do nível de atualização dos estudantes com relação à realidade brasileira e mundial, integrando o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes).

Esses resultados, aliados às respostas do Questionário do Estudante, constituem-se insumos fundamentais para o cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC), conforme legislação específica. Esses indicadores mensuram a qualidade dos cursos e das instituições do país, sendo utilizados tanto para o desenvolvimento de políticas públicas para a Educação Superior quanto como fonte de consultas pela sociedade.

Confira a íntegra do Edital do Enade 2019

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Portal UAI.

Likes:
0 0
Views:
362
Categorias:
Notícias